Excursão de Estudos da disciplina História da Música

No dia 09 de abril, os acadêmicos do curso de graduação em Música da Uniplac realizaram uma excursão de estudos da disciplina História da Música, ministrada pela professora Isabel Nercolini Ceron, nas cidades de Blumenau e Timbó.

A primeira visitação ocorreu na Catedral São Paulo Apóstolo da cidade de Blumenau, onde fomos acompanhados por Paulo Visconti que generosamente nos apresentou o órgão de estilo Romântico instalado na igreja na década de 1920.

O segundo local visitado foi o Teatro Carlos Gomes, onde fomos acompanhados por Roberto Fabiano Rossbach, professor de História da Música e Regência da FURB. Na visitação, pudemos conhecer e apreciar o som de um órgão estilo Barroco, assim como conhecer o local, sua história e a Escola de Música do Teatro Carlos Gomes.

Como última parada na excursão, estivemos no Museu da Música da cidade de Timbó que conta com um acervo de instrumentos musicais, discos, equipamentos eletrônicos e materiais didáticos que movimentaram a música na cidade no século XX. O Museu da Música está instalado no antigo Salão Hammermeister que foi construído no início do século XX por imigrantes alemães. O Museu foi inaugurado em 19 de setembro de 2004, tendo como idealizador o Pastor Hans Hermann Ziel, com o apoio da Prefeitura Municipal através da Fundação de Cultura e Turismo.

Foram momentos de muito aprendizado, descontração e partilhas de conhecimentos. O Curso de Música está em constante movimento, buscando aprimorar e ampliar conhecimentos e experiências para uma formação de qualidade aos seus acadêmicos.

Clique aqui e confira as fotos.

Publicado em 14/04/2022.