Uniplac cria Orquestra Infanto-Juvenil

A semana iniciou na Uniplac com a apresentação de um novo projeto cultural, artístico e educacional: A formação de uma Orquestra Infanto-Juvenil. “Nosso projeto foi contemplado pela Fundação Catarinense de Cultura no edital Elisabete Anderle”, conta André Chiomento, professor do curso de Música e coordenador da orquestra. “Trabalharemos com crianças e adolescentes de forma totalmente gratuita em aulas semanais e com instrumentos de orquestra como violino, viola, violoncelo e contrabaixo para formação da Orquestra Infanto-Juvenil, mas temos como principal objetivo a transformação futura em uma Orquestra Sinfônica”, ressalta.

Segundo Professor André o projeto nasce com o objetivo de auxiliar no desenvolvimento cultural e social da Serra Catarinense, descentralizando a cultura da música clássica e disponibilizando-a para crianças e adolescentes que talvez nunca tivessem essa oportunidade. “Estamos dando o pontapé inicial para um caminho que envolverá socialização, educação e metacognição proporcionada através do estudo dos instrumentos musicais”, afirma.

Para o Reitor Kaio Amarante, a Orquestra Infanto-Juvenil é um sonho da Uniplac tornando-se realidade e fazendo com que o braço cultural esteja cada vez mais presente dentro da universidade. “Nossas crianças e adolescentes terão a oportunidade de gratuitamente conhecerem o mundo das orquestras e desenvolverem-se no instrumento musical escolhido. Estamos muito orgulhosos deste novo momento da Uniplac, onde o eixo cultura ganha bastante força e vigor dentro da instituição”, conclui o Reitor.

Confira as fotos clicando aqui.

Publicado em 19/04/2022