Setembro Azul e Verde

O mês de setembro é marcado por campanhas que chamam a atenção e sensibilizam a população para diversos temas, e um dos focos é sobre a importância da inclusão das pessoas com deficiência – PCD, o “setembro verde”, que teve início em 2015 e tem como objetivo a luta pelos direitos e inclusão social dessas pessoas. Outra campanha realizada nesse mês tem como finalidade a visibilidade e inclusão da comunidade surda, intitulada de “Setembro Azul”, ocorrido no dia 26 de setembro de 2011, em comemoração ao Dia Nacional do Surdo.

Tendo em vista os dois movimentos do mês de setembro e com o intuito de divulgar a Associação de Pais e Amigos de Surdos – APAS e os serviços ofertados, as estagiárias de Psicologia e os colaboradores da instituição realizaram no dia 23 de setembro de 2021, das 09h às 11h uma ação alusiva, nomeada de pedágio “setembro azul e verde”, que ocorreu nos semáforos do cruzamento entre a Av. Castelo Branco e Av. Dom Pedro II, bem como visita e abordagem de funcionários e clientes nos estabelecimentos comerciais, educacionais e órgãos públicos próximos a APAS, sendo eles: CEDUP, SESC, UNIPLAC, Rodoviária, Diretran, Defesa Civil, IGP, supermercado alvorada, maxxi atacado e autoposto universitário. O objetivo da ação foi realizar articulação com o território, para levar ao conhecimento da comunidade os trabalhos e serviços realizados na instituição, para que assim se consiga abranger um maior número de pessoas que conheçam a APAS.

Bruna Karolliny Bandeira e Rosana Elisa Mincarone Parizotto – Estagiárias de Psicologia da Uniplac na Associação de Pais e Amigos de Surdos – APAS, supervisionadas pela psicóloga Helena Cristina da Silva CRP 12/10483 e orientadas pela professora Jaiane Freitas Branco – CRP 12/09312.

Publicado em 29/09/2021.