Uniplac contará com ginásio esportivo a partir de junho

A partir de junho, a Universidade do Planalto Catarinense (Uniplac) contará com um ginásio poliesportivo. Além de trazer benefícios para os acadêmicos, o local servirá para a comunidade em geral, por meio de cursos de extensão nas modalidades de voleibol, basquete, handebol e futsal. 

O investimento na obra chega próximo a um milhão de reais, segundo o gerente de controladoria da Uniplac, Rafael Magnabosco. A construção iniciou em dezembro de 2019 e contou com recursos da própria universidade. “Foram contratadas empresas diferentes de acordo com as atividades necessárias. Atualmente, está sendo feita parte elétrica do local”, explica ele. 

Este ano, o curso de Educação Física da Uniplac completa 25 anos e terá o ginásio poliesportivo como uma das conquistas. “Nosso sonho futuro é ter uma piscina dentro da Uniplac ou nas proximidades. E temos muitas ideias para o futuro, mas, por enquanto, nosso sentimento é de gratidão”, fala a coordenadora do curso, Andréia Munalli Pereira Borssatto.

Segundo o Reitor, Kaio Amarante, o ginásio é uma demanda de longo tempo e, sem espaço próprio, os alunos tiveram de contar com parcerias de locais externos para atividades práticas. “Com o ginásio, a Uniplac volta a investir fortemente no esporte de alto rendimento. Teremos nosso próprio local para aulas práticas e outros projetos, como Leoas da Serra, basquete masculino e feminino, handebol, futsal masculino. A ideia é criar um ginásio de treinamento e, somado a isso, uma nova linha de estágio dentro da fisioterapia esportiva”, afirma. 

A Uniplac é pioneira na rede de Associação Catarinense das Fundações Educacionais (Acafe) em Santa Catarina com a concessão de bolsas de estudo para atletas de alto rendimento, a “Bolsa Atleta”, que abrange atletas de esportes coletivos e individuais como xadrez, natação, ciclistas entre outros.  

A conclusão da obra é muito aguardada pelos alunos do curso de Educação Física que, até então, realizam aulas práticas no ginásio do colégio Cedup. “Com o ginásio à disposição, o curso poderá realizar suas aulas práticas, eventos e campeonatos internos, todos dentro da universidade, o que sempre foi um sonho de todos os alunos e professores”, avalia o acadêmico Igor Lima.

Segundo o Reitor, todos poderão usufruir do ginásio, pois o esporte é um viés para novas possibilidades de ensino. “O ginásio estará disponível para todos, claro que, com agendamento. Com relação aos treinamentos, projetos de pesquisa, aulas realizadas ali, mas em parceria também com o DCE temos possibilidade de que outros alunos que praticam esporte por lazer, a Uniplac entende que seu papel é um papel de desenvolvimento regional como universidade comunitária, e não tem como a gente pensar em desenvolvimento sem esse viés esportivo”, conclui Kaio.

 

Crédito Imagens: Gabriela G. Branco 

Acadêmicas: Fernanda Coroski, Gabriela Branco, Larissa Goulart e Marcela Ramos 

Publicado em: 15/04/2021

Fone: 55 49 32511022
Av. Castelo Branco, nº170, Bairro Universitário - Lages - SC - Brasil
© 2024 - Universidade do Planalto Catarinense, desenvolvido por: Núcleo de Informática