Direito da Uniplac é destaque em Olimpíada do Conhecimento Jurídico

Acadêmicos do curso de Direito da Uniplac, participaram da 7ª Olimpíada do Conhecimento Jurídico ABDC, que neste ano devido a pandemia do novo coronavírus aconteceu no modo online. A competição consistiu na realização de três provas: prova de peça escrita, prova de sustentação oral perante o Júri, e prova de Redação e Sustentação Oral de Projeto de Lei.

Marcelo Borges da Silva, foi o líder da equipe formada por Manuela Schlischting Antunes, Larissa Vargas Conrado, Rafaela Ferreira Tietjen, Alice Rafaela de Sousa, Matheus de Souza Valim, Pedro Amaral Belmonte e Gabriel Roberto Zatta Krahl.

A prova de redação de peça jurídica consistiu na redação de um parecer jurídico a respeito de uma questão prática de Direito Privado. Essa etapa foi realizada pelos acadêmicos Pedro Belmonte e Manuela Antunes, fomos prestigiados com a 7ª colocação.

“Na prova de sustentação oral perante o Júri, tivemos o prazer de atuar junto à acusação ou defesa dentro de casos envolvendo temas atuais e polêmicos do Direito Privado, os chamados hard cases, de acordo com o que foi estipulado em sorteio. Tenho a grata satisfação de dizer que ficamos com o 4º lugar, após passarmos por UEA (Universidade do Estado do Amazonas), MACKENZIE e UFRJ”, conta o líder Marcelo.

Marcelo ainda conta que a prova de Redação e Sustentação Oral de Projeto de Lei exigiu muito trabalho de todos os integrantes da equipe. “Precisávamos desenvolver um Projeto de Lei que regulamentasse a situação jurídica das locações urbanas no período pós-pandêmico. Durante mais de um mês, realizamos entrevistas com corretores de imóveis, advogados e servidores do Judiciário, para juntarmos material e sabermos nosso ponto de partida”, explica. “Finalizadas as entrevistas, a redação do projeto de lei exigiu imenso esforço da parte de todos, assim como a da exposição de motivos. Depois de tudo isso, eu, Marcelo, e a colega Manuela fizemos a defesa oral do Projeto de Lei perante uma banca qualificadíssima, oportunidade na qual pudemos expor a ideia central do projeto e nosso propósito. Fico feliz em dizer que nosso projeto de lei foi honrado com a 4ª colocação em todo o Brasil”, afirma ele orgulhoso.

Em síntese a UNIPLAC produziu o 4º melhor projeto de lei do país! Além disso, todos os conhecimentos angariados e a experiência que os alunos obtiveram foi absolutamente única. A equipe toda está de parabéns.

“Queremos muito agradecer a Coordenação do nosso curso nas pessoas dos Professores Gregory e Aline, e ainda o colegiado docente de curso, especialmente às Professoras Sirlane de Fátima Melo, Josiani Hoffman Eger, Maria Cristina Renon e Aline Debiazi Longo. O apoio de todos foi determinante ao nosso êxito. Cada vez mais nosso curso se consolida como um expoente em todo o Brasil. Afinal, nesta edição representamos, sozinhos, a região Sul do Brasil!”, conclui Marcelo.

Confira a Galeria de Fotos