Professor do Jornalismo Uniplac apresenta pesquisa em evento nacional

O professor do curso de Jornalismo da Universidade do Planalto Catarinense (Uniplac), Luiz Henrique Zart, apresentará uma pesquisa durante o 18º Encontro Nacional de Pesquisadores em Jornalismo, que ocorre na próxima semana, de 3 a 6 de novembro, e reúne estudiosos do país e de todo o mundo para discutir suas produções.

Quinta-feira (5), Zart apresenta o artigo "'Além do óbvio': a prática jornalística da crônica futebolística a partir da Trivela", a última pesquisa do 4º Painel de Jornalismo Literário, a começar às 14h, em parceria entre a International Association for Literary Journalism Studies (IALJS) e a Rede de Pesquisa Narrativas Midiáticas Contemporâneas (Renami) – da qual o professor é membro desde 2016.

O professor acredita que é fundamental estimular a pesquisa na universidade, sobretudo no curso de Jornalismo, do qual fez parte da primeira turma, de 2012: “Esta é uma pesquisa que surgiu durante a especialização que concluí recentemente. Percebo, então, que, por estar em uma universidade, é importantíssimo que os professores busquem atualização e também divulguem as reflexões e o conhecimento produzido”, argumenta.

Em 2020, por conta das restrições impostas pela pandemia, o evento promovido pela Associação Brasileira de Pesquisadores em Jornalismo (SBPJor) é inteiramente virtual, com o tema “Pesquisa em jornalismo e democracia em tempos de pandemia”.