Mestranda do PPGE/Uniplac desenvolve cartilha sobre saúde mental

Por conta da pandemia do novo coronavírus, que obrigou as pessoas a manterem o distanciamento social, especialmente professores e estudantes, a preocupação com a saúde mental aumentou. Para orientar e informar a respeito do tema, foi desenvolvida pelo Programa de Pós-graduação em Educação (PPGE), da Universidade do Planalto Catarinense (Uniplac) a Cartilha de Saúde Mental.

O guia de saúde foi criado a partir de um questionário aplicado aos mestrandos e mestrandas do PPGE, no mês de maio de 2020. Para a psicóloga, mestranda do Programa e bolsista da Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação de Santa Catarina (Fapesc), Cristiani Massuchetti, que desenvolveu a cartilha, o intuito foi orientar e informar a respeito de saúde mental, e é direcionada à todas as pessoas.

O trabalho contou com a orientação da doutora e professora do PPGE, Madalena Pereira da Silva. “Considerando a sociedade atual, em que a sociedade mundo vem enfrentando a Covid-19 e que as pessoas não pararam de realizar as duas atividades laborais, pelo contrário, estão tendo muito mais demandas, relacionadas ao trabalho e as demandas rotineiras, do que antes da chegada da pandemia, foi que pensamos em elaborar a cartilha”, relata a professora Madalena.

Colaboraram, também, para a cartilha, Lilia Aparecida Kanan, psicóloga e Doutora em Psicologia e pró-reitora de Pesquisa, Extensão e Pós-Graduação da Uniplac e Estela Maris Camargo Bernardelli. psicóloga, professora universitária e Mestre em Educação pela Uniplac.

Texto: Suzane Faita

Acesse o link:https://data.uniplaclages.edu.br/documentos/213e633f730e63a1ab727e5a7153ea9b.pdf