Dia Nacional da em Defesa da População em Situação de Rua

O dia 19 de Agosto é marcado pela luta nacional da população em situação de rua, pois nos dias 19 e 22 de Agosto de 2004 na Praça da Sé em São Paulo, 15 pessoas que utilizavam esse espaço como moradia foram brutalmente atacadas, resultando em 8 mortos.

Além do dia nacional da luta da população em situação de rua, o Massacre da Sé trouxe várias reflexões para a sociedade, bem como da criação de movimentos que lutam pelos direitos da população em situação de rua. Um dos resultados dessas mobilizações foi a criação de uma Política Nacional para a população em situação de rua, que busca assegurar o direito e acesso aos serviços públicos de saúde, educação, assistência social e segurança.

Esse dia objetiva lutar pela população de rua, afim de garantir seus direitos, além também de refletir sobre essa população resgatar suas identidades, os direitos e o acesso à serviços públicos.    Luana Jacques e Marília Piton - Estagiárias de Psicologia da Uniplac no Acolhimento Institucional para adultos/Acolhimento Pop