Campanha Agosto Lilás

A campanha Agosto Lilás foi criada em alusão ao aniversário da Lei Maria da Penha, para defender os direitos da mulher em situação de violência. O Brasil ocupa hoje o 5º lugar no mundo no ranking de violência doméstica. Situação que foi agravada na Pandemia, onde trouxe uma nova realidade a ser enfrentada pelas mulheres em situação de vulnerabilidade e risco social, que agora em isolamento social, muitas vezes, com o agressor dentro de casa, encontram maior dificuldade em denunciar. A violência doméstica não diminuiu, ela está mais privada do que nunca. A falta de informação sobre como e onde denunciar, a dificuldade em se deslocar, o medo de ser contaminada pelo coronavírus e o medo do agressor levam a uma subnotificação da violência contra a mulher no país. Os Estados e municípios estão realizando ações de conscientização, prevenção e enfrentamento. Em Santa Catarina a campanha foi denominada Santa Catarina por Elas e uma das ações foi a plataforma digital no site www.santacatarinaporelas.sc.gov.br, que reúne informações sobre diferentes tipos de violência e oferece telefones e endereços de toda a rede de suporte disponível no estado, para que mulheres e pessoas próximas possam encontrar ajuda de forma anônima e online. E, para contribuir com a divulgação dessa campanha as alunas do curso de Psicologia, Gabriele, Jaqueline e Keyse e a professora Jaiane, construíram esse material, com o intuito de disseminar mais informações sobre a Violência Contra Mulher, visando prevenir e promover o seu enfrentamento.

Confira a Galeria de Fotos