Grupo do PIBID-Música apresenta projeto

No dia 26 de novembro de 2019, aconteceu a devolução dos trabalhos desenvolvidos pelo grupo de bolsistas PIBID do curso de Música da UNIPLAC na Escola de Educação Básica Flordoardo Cabral.

PIBID é o Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência que funciona em parceria entre a Universidade e Escolas de Educação Básica da Rede Pública.

O grupo do PIBID-Música é composto pelos acadêmicos André Medeiros, Cristiane Chardozino, Hamon Ataide, Luana da Luz, Rodrigo Melegari e Tiago Ataide, supervisionado pela Professora Andreza Bruder (EEB Flordoardo Cabral) e coordenado pelo Professor Jourdan Linder (UNIPLAC).

Durante os três semestres em que o grupo atuou na Escola, foram desenvolvidas atividades com o intuito de promover o conhecimento musical e a inserção da música e dos acadêmicos dentro do ambiente escolar. Essas atividades primeiramente aconteceram por meio de observações, em que os acadêmicos puderam traçar uma linha de trabalho, para daí então intervirem na realidade da escola. No decorrer deste período foram aplicadas várias intervenções promovendo o saber e o fazer musical. As intervenções foram direcionadas para a realização de um projeto final que tinha como objetivo promover a valorização da experiência musical, através da integração social, possibilitando aproximações entre diversas faixas etárias e culturas. O que culminou com a organização de um espetáculo musical como forma de devolução, para a Comunidade Escolar (envolvendo os familiares dos estudantes), dos trabalhos realizados.

A participação neste programa proporcionou uma rica experiência para todos os sujeitos envolvidos nesse processo. Escola, alunos, professores e acadêmicos, foram integralmente contemplados por intensa vivência pedagógica e musical, através da qual cada um pôde aprender e ensinar, visando uma construção sólida de conhecimento.

Segundo a Coordenadora Institucional do PIBID na UNIPLAC, Professora Dra. Madalena Pereira da Silva, “os alunos das licenciaturas, como é o caso do curso de Música, são imersos nas escolas desde as fases iniciais, permitindo a vivência, construção do conhecimento e trocas de saberes que emergem nos ambientes complexos – ‘chão da escola’. Esse é um dos grandes diferencias dos cursos de licenciaturas da UNIPLAC!”.

Texto: Jourdan Linder e Tiago Ataide /  Fotos: Jourdan Linder

Confira a Galeria de Fotos