Roda de conversa compõe a programação do Dia Nacional da Consciência Negra

O Núcleo de Estudos Afro-Brasileiros e Indígenas (Neab), promoveu uma roda de conversa com egressos e acadêmicos da Universidade do Planalto Catarinense (Uniplac). A programação contou com a participação da comunidade acadêmica que presenciou uma explanação sobre a produção do documentário do Centro Cívico Cruz e Souza, pesquisas de mestrado e resgate histórico-cultural. O evento aconteceu na noite dessa quarta, 20, no anfiteatro 2 da universidade.

O Núcleo existe na Uniplac há 20 anos e foi instituída pelas professoras Cida Gomes, Renilda e Odete. Desde a sua chegada em Lages, o projeto vem com intuito de estudar questões Afro-Brasileiras e Indígenas da Serra Catarinense, além de atender projetos de extensão com a Pastoral Afro, trazendo visibilidade, debates, eventos e rodas de conversas que valorizam a cultura africana.

A Roda de Conversa contou com a presença do egresso de Jornalismo, Dionathan Souza, que trouxe para os participantes a produção e a história por trás do documentário que celebrou o centenário do Centro Cívico Cruz e Souza. Dionathan explica que o documentário traz parte da história, que segundo ele, "o clube foi fundado pela comunidade negra que na época não poderia entrar em outros clubes da cidade". Ainda na programação, a egressa do Mestrado em Educação, Elisangela Fontoura, contribuiu com sua pesquisas e com o resgate da história.

Para a pesquisadora do Neab, Carolina Rovaris, a intenção de promover esse evento é resgatar e fortalecer a cultura africana, afro-brasileira e indígena, mas também divulgar o trabalho realizado pelo Neab. "É importante que os acadêmicos e a comunidade tenham contato com as pesquisas e com esses assuntos e vejam que existem diversas temáticas que podem e precisam ser trabalhadas, resgatando esse contexto histórico, cultural e religioso".

Texto Luan Turcati / Fotos: Jary Carneiro – Central de Notícias Uniplac (CNU)

Fone: 55 49 32511022
Av. Castelo Branco, nº170, Bairro Universitário - Lages - SC - Brasil
© 2020 - Universidade do Planalto Catarinense, desenvolvido por: Núcleo de Informática