Programação do Neab para o Mês da Consciência Negra 2019

O dia 20 de novembro foi decretado como Dia da Consciência Negra no Brasil. A data é uma alusão à morte do líder do Quilombo dos Palmares, Zumbi, e uma reivindicação do Movimento Negro Unificado, sendo um símbolo histórico de luta e resistência da população negra no país. “Esse dia é importante para refletirmos sobre as desigualdades que ainda recaem sobre este grupo, mas também para valorizar a cultura e história africana e afro-brasileira presentes na construção da sociedade brasileira”, explica a Professora Nanci Alves da Rosa do Núcleo de Estudos Afro-Brasileiros e Indígenas Negro e Educação – Neab/Neu, da Uniplac. Sem restringir a apenas um dia, o Neab estendeu a data para atividades que ocorrem durante todo o mês de novembro. Assim até 30/11, na biblioteca da Uniplac, já está ocorrendo a exposição Sebastião Ataíde e a Cultura Africana Em Lages. “O objetivo desta ação é dar visibilidade e valorizar a cultura africana e afro-brasileira, especialmente em homenagem ao escritor Sebastião Ataíde que dedicou seus estudos ao resgate da presença da população negra na cidade desde a sua fundação”, conta a Professora Kátia Marlowa Bianchi Ferreira Pessoa.  Hoje, dia 06/11 (quarta-feira), as professoras Nanci Alves da Rosa (coordenadora do NEAB) e Carolina Corbellini Rovaris (pesquisadora associada), farão uma palestra no auditória da Uniasselvi de Lages, com o tema O Continente Africano e suas riquezas históricas e culturais em sala de aula. A atividade inicia-se as 19h e a entrada será feita mediante a doação de 1kg de alimentação.  Nesta sexta (08) o Neab promoverá uma roda de conversa na praça de alimentação do Lages Garden Shopping, intitulada Colóquio Sebastião Ataíde: Negras Histórias Lageanas, a partir das 19h30. Os convidados para o debate são representantes de instituições igualmente importantes para o reconhecimento e a valorização desta história da cidade: Pastoral Afro de Lages, Obatalá - Movimento Negro de Lages e Centro Cívico Cruz e Sousa. “O objetivo é promover uma reflexão e discussão acerca da formação social de Lages, valorizando a negritude, uma vez que neste local circulam pessoas de diferentes gêneros, etnias e idades que terão contato com uma história mais diversa e conhecerão as ações destas instituições no combate ao racismo, respeito a diversidade e valorização da história e cultura afro-brasileira”, explica a Professora Carolina Corbellini Rovaris. Especificamente no dia 20, dia da Consciência Negra, será realizado na Uniplac, a partir das 19horas, na sala 2218, um painel intitulado “Neab em ação”, mostrando todas as ações do núcleo. A ideia é dar visibilidade e enaltecer as ações promovidas pelo Núcleo de Estudos Afro-brasileiros e Indígenas - Negro e Educação, uma vez que o mesmo propõe atividades que visam implementar a lei 10.639/2003 na universidade, que obriga as instituições de ensino a tratar da história e cultura africana e afro-brasileira na sala de aula. Desta forma, o painel busca divulgar as ações do Núcleo entre os estudantes.  No painel estarão presentes três pesquisadores que já atuaram dentro do Núcleo: Dionathan Sousa, egresso do curso de Jornalismo da Uniplac; Elisângela Fontoura, mestre em Educação pelo PPGE/Uniplac e Suelen de Andrade, acadêmica do curso de Arquitetura e Urbanismo, e bolsista de iniciação científica do NEAB desde 2017.

Confira a Galeria de Fotos