Alunos do município participam de olimpíada de matemática 

Alunos das oitavas e nonas séries das escolas municipais de Lages participarão da I Olimpíada de Matemática, promovida pelo Instituto Dorvalino Comandolli (IDC) e acadêmicos do segundo semestre do curso de Matemática da Universidade do Planalto Catarinense (Uniplac). O evento será no dia 26, no salão do  IDC,  na  Rua Porto União, Bairro Sagrado Coração de Jesus.  A prova terá início às 13h e vai até às 17h. Na sequência, alunos do curso de música da Uniplac farão uma apresentação, que deve terminar às 17h30.  O resultado será divulgado no mesmo dia, após a apresentação musical.  Diferente de outras olimpíadas de matemática, a avaliação não será descritiva,  mas sim dinâmica. A professora e coordenadora do curso de matemática da Uniplac, Neusa Maria Sens de Barro, explica que a prova será dividida em etapas. “Umas das etapas é a corrida do saco, só que essa vai ter cálculos. Também vai ter a prova do passa ou repassa,”explica a professora. Conforme explica Neusa, os participantes serão divididos em equipes para realizar a prova. As três primeiras equipes colocadas receberão, troféu, medalha e uma calculadora científica desenvolvida pela empresa NDD. Além de dar aulas de reforço no IDC, a professora Neusa é a responsável pela organização da olimpíada. “Meus alunos da Uniplac estão me ajudando a organizar, é uma turma muito comprometida, eles vêm até o IDC como voluntários para me ajudar nas aulas de reforço.”   A coordenadora pedagógica, Rosa Oliveira, explica que uns dos principais objetivos da olimpíada é divulgar a instituição. “O objetivo é trazer os estudantes para conhecer o trabalho social que o IDC desenvolve hoje. Por incrível que pareça, essa instituição já tem mais de dois anos, e ainda têm pessoas que não conhecem.”         

Sobre o IDC

O instituto funciona desde 2017, mas sua origem ocorreu ainda em 2016. Naquele ano, no dia 12 de outubro, Alessander Comandolli teve problemas graves de saúde. Foi submetido a cirurgias no dia 15 de novembro do mesmo ano, e não teria chances de sobreviver caso não tivesse recursos. Passando por tal situação, logo veio a motivação de criar o IDC e proporcionar às pessoas uma condição mínima de cuidados num momento tão delicado. Com passar do tempo, a instituição quis acolher o todo, cuidando também de crianças carentes e idosos que possuem mais desafios a serem superados. IDC é formada com o objetivo único e exclusivo de auxiliar as pessoas necessitadas e carentes, proporcionando aulas de reforços, cursos e outros trabalhos sociais. 

Programação I olimpíada de Matemática  Data: 26/10/2019 (sábado) Horário: 13h Local:  Salão do  Instituto Dorvalino Comandolli, Rua Porto União, 386, Bairro Sagrado Coração de Jesus, fundos da Receita Federal  - Lages. 

Foto: Instituto Dorvalino Comandolli  Crédito: Marcela Ramos Prefiro a foto: 20  Legenda fotos: 9 e 19 “Aula de reforço de matemática no IDC” Legenda fotos: 14 e 20 “Professora Neusa Maria Sens, dando aula de reforço de matemática no IDC”

 

Marcela Ramos marcelasouza@correiolageano.com.br

Confira a Galeria de Fotos


Fone: 55 49 32511022
Av. Castelo Branco, nº170, Bairro Universitário - Lages - SC - Brasil
© 2024 - Universidade do Planalto Catarinense, desenvolvido por: Núcleo de Informática