PROESDE Uniplac visita Cedup Caetano Costa

O curso de extensão Formação Superior para o Desenvolvimento Regional (PROESDE) da Uniplac neste último sábado, 24 de agosto, visitou o Cedup Caetano Costa, mais conhecido como Escola Agrícola, em São José do Cerrito.

O grupo de estudantes e professores foi recepcionado por alunos e docentes da escola. Após uma breve informação sobre o que é o PROESDE, houve uma exposição sobre a história, organização, o projeto pedagógico do Cedup no qual identificou-se a missãoː “Formar cidadãos e profissionais capacitados em Técnico em Agropecuária”. Seguiu-se uma reflexão sobre o significado da terra, história de sua apropriação na região, um bem natural a ser cuidado e bem utilizado para garantir vida, moradia, alimentação, convivência e bem-estar.

A visita proporcionou o conhecimento de vários projetos pedagógicos desenvolvidos pela escola como, bovinocultura, suinocultura, avicultura de postura e corte, ovinocultura, caprinocultura, fruticultura, permacultura, hortas, estufas e um panorama dos 170 hectares ocupados de matas, araucárias, águas, áreas agricultáveis, espaços de esporte e a própria escola.

Foram notórios os depoimentos dos estudantes em demonstrar o potencial do Cedup ao formar agentes para o desenvolvimento sustentável no meio rural do território da Serra Catarinense. O PROESDE cumpre também sua finalidade ao proporcionar aos estudantes da Uniplac uma visão reflexiva e crítica, associando teoria e prática no “Reconhecer a realidade local a partir de indicadores e modelos de análises das melhores práticas em desenvolvimento regional por meio de visitas técnicas”.

Confira a Galeria de Fotos