Uniplac Sedia o Congresso do Ipeatra na Comemoração dos Cem Anos da OIT

A Universidade do Planalto Catarinense (Uniplac) sedia nos dias 22 e 23 de agosto o Congresso do Instituto de Pesquisas e Estudos Avançados da Magistratura e do Ministério Público do Trabalho (Ipeatra), cujo tema é os cem anos da Organização Internacional do Trabalho (OIT). Os encontros ocorrem no auditório do Centro de Ciências Jurídicas (CCJ).

Na abertura do evento, autoridades estavam presentes como a presidente do Ipeatra e desembargadora do Tribunal Regional do Trabalho da 4ª Região, Tânia Regina Silva Reckziegel, a juíza e diretora do Forum Trabalhista de Lages, Patrícia Pereira de Sant'Anna, o Prefeito do Município de Lages, Antonio Ceron e o Pró reitor de ensino da Uniplac, Alexandre Tripoli Venção.

Ceron agradeceu a escolha da cidade de Lages para a realização deste evento tão importante para a área jurídica. A Presidente do Ipeatra e desembargadora do Tribunal Regional do Trabalho da 4ª Região, Tânia Regina Silva Reckziegel, esclareceu aos presentes o que o Ipeatra é uma unidade não estatal e sem fins lucrativos formada por juízes do trabalho, desembargadores do trabalho, ministros do TST, procuradores do trabalho de todo o Brasil.

Participam também do Ipetara estudiosos de outros países, a exemplo de pesquisadores da Argentina e Espanha. O Ipeatra foi fundado em dezembro de 2007, durante o primeiro congresso sul brasileiro de juízes e procuradores do trabalho, evento realizado em Florianópolis. “O Ipeatra tem por finalidade a promoção de estudos e pesquisas em nível interinstitucional, envolvendo a magistratura e o ministério público do trabalho com vistas ao aprimoramento teórico e prático do direito do trabalho e a expansão intuitiva e emancipatória dos direitos sociais em geral. Bem como a proteção ao meio ambiente no trabalho e do patrimônio público, histórico e cultural conexos as relações do trabalho”, finalizou Tânia.

O Pró reitor de ensino da Uniplac, Alexandre Tripoli Venção, confirmou a importância da Universidade ser sede deste congresso, uma vez que o tema da palestra de abertura sugere o que a Uniplac já realiza: “Justiça do Trabalho na promoção do avanço social, do crescimento econômico, e a garantia dos princípios e direitos fundamentais da pessoa – na fala do Desembargador do TRT de Santa Catarina, Antonio Carlos Facioli Chedid. Agência Multilateral da Organização das Nações Unidas, a OIT é especializada nas questões trabalhistas. São elaboradas normas internacionais sobre o trabalho e fiscalizações de seu cumprimento. São normas que regulam desde o trabalho infantil e o escravo até os direitos de férias.

Texto: Luciana Amarante | Fotos: Daniel Athayde / Central de Notícias Uniplac (CNU)

Confira a Galeria de Fotos