Uniplac aumenta oportunidade de bolsas no segundo semestre

Segundo uma pesquisa feita no ano de 2017 pela Associação Brasileira de Mantenedoras de Ensino Superior (ABMES), cerca de 70% dos estudantes saídos do ensino médio não ingressam na Universidade por não ter condições de arcarem com as mensalidades. Na Serra Catarinense, essa realidade vem mudando. Isto porque, com verbas vindas do Governo do Estado, a Uniplac pôde aumentar o número de bolsas ofertadas para o segundo semestre deste ano.

Para se ter uma ideia do volume de recursos oferecidos agora, no primeiro semestre de 2019 foi repassado pelo Governo uma quantia de R$ 683.547,00, através do Uniedu. Já no segundo semestre, o valor disponibilizado será de R$ 2.050.641,00. Esse valor contribuirá com a diminuição nessa porcentagem de pessoas em busca da primeira graduação.

A Secretária de Extensão Comunitária, Eliege Pereira, é uma das responsáveis pelo setor de bolsas da Uniplac e explica que o aluno, devidamente matriculado,  e que tenha interesse em alguma modalidade de bolsa, deve realizar a sua inscrição junto ao Uniedu. “Os editais estão abertos para bolsas do Artigo 170 e Programa de Educação Superior para o Desenvolvimento Regional (Proesde), até o dia 16 de agosto”, revela Eliege. “É importante que as pessoas saibam que a análise e seleção são feitos pelo Uniedu por meio de documentos entregues, ou seja, muito cuidado com os documentos e prazos”, orienta.

O coordenador do Proesde, Professor Geraldo Augusto Locks, anuncia uma segunda novidade para o programa. Diferente dos últimos semestres em que as aulas eram impreterivelmente aos sábados, agora os estudantes podem escolher entre tê-las às sextas-feiras ou aos sábados. “Essa novidade vai deixar os horários mais acessíveis aos alunos. Agora quem tem algum compromisso no sábado poderá se candidatar à bolsa, pois sabe que poderá fazer a aula na sexta-feira”.

O aumento do valor disponibilizado também possibilita aos alunos que já passaram pelo programa, reingressar nesta turma especial. “Estamos com vários editais em aberto, são inúmeras as possibilidades, estamos em um ótimo momento, nunca visto antes dentro da nossa Universidade”, finaliza o professor.

Central de Notícias Uniplac (CNU)

Foto: Luciana Amarante