Proesde visita projeto “Acolhida da Colônia” em Urubici

Professores e estudantes do Curso de Extensão Programa de Formação Superior para o Desenvolvimento Regional (Proesde) da Uniplac visitaram o “Recanto Pedra Bonita”, comunidade São Francisco, Urubici. Trata-se de um empreendimento turístico diferenciado que aponta para o desenvolvimento sustentável. A visita aconteceu no último sábado (13).

Além de acolher turistas em ambiente natural e colonial, oferece alimentação da gastronomia local, cabanas para pernoite, valorização da história e cultura local. Mas o seu diferencial é a presença da família proprietária em constante relação e interação com o visitante. Observa-se um cuidado especial de preservação da natureza, englobando fauna e flora, com ênfase para a qualidade da água e a floresta de pinheiro brasileiro.

O destaque também é a organização da associação dos moradores ocupados com a atividade turística. Pode-se identificar nesta prática o Turismo de Base Comunitária (TBC) que se caracteriza pelo protagonismo e solidariedade entre os membros da associação, possibilitando a diversificação de ambientes e práticas buscadas pelo turista. Não é a competição, mas a cooperação entre os integrantes da associação que dinamiza as atividades turísticas. Portanto, os participantes do Proesde conheceram nesta atividade de campo uma iniciativa de desenvolvimento turístico de base local sustentável, uma referência para o município e o território da Serra Catarinense.

Confira a Galeria de Fotos