TECNOLOGIA ELETROMECÂNICA / Acadêmicos do Senai/Uniplac visitaram Itaipu

Sempre buscando aprimorar os conhecimentos teóricos e práticos, uma forma de solidificar melhor os conteúdos vistos em sala de aula, um grupo de 35 alunos e professores do curso superior de Tecnologia em Operações de Processos Industriais Eletromecânicos (TOPIE), uma parceria entre o Senai de Lages e a Uniplac, visitaram recentemente a usina hidrelétrica de Itaipu. A viagem, de caráter técnico-científica, foi realizada no último dia 3 de abril, e foi acompanhada por profissionais de Itaipu. Além da parte externa, o grupo esteve ainda no coração do empreendimento, isto é, onde as gigantescas turbinas e geradores produzem energia equivalente a 18 vezes a capacidade máxima da usina hidrelétrica da Barra Grande, em Anita Garibaldi. A UHE de Itaipu é o maior empreendimento em geração de energia elétrica do mundo. Trata-se de um projeto binacional, envolvendo o Brasil e o Paraguai. A hidrelétrica entrou em operação em 1982. Esse tipo de visita é restrita a autoridades, empresas, instituições diversas como Universidades, faculdades e escolas técnicas. Durante as explanações, os alunos do curso tiveram a oportunidade de se aprofundar em uma série de questões técnicas como a automação no controle de geração e distribuição de energia elétrica e ainda questões relacionados com a manutenção eletromecânica. A avaliação dos professores que acompanharam a visita foi muito positiva, assim como dos estudantes. De acordo com o coordenador do curso, professor Luciano Campos Rodrigues, a visita foi importante para os acadêmicos pois tiveram a oportunidade de conhecer a maior usina do mundo e também toda a parte técnica que tem relação com o curso. Após conhecer a usina de Itaipu, o grupo aproveitou para uma passagem às cataratas do Iguaçu, um dos pontos turísticos mais visitados do Brasil.