Jornalistas e acadêmicos participam de semana de estudos na Uniplac

A mais antiga instituição de ensino superior de Santa Catarina, com 60 anos de existência, promove uma semana inteira dedicada ao primeiro curso de sua história a conquistar a nota máxima no Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (Enade). Da próxima segunda-feira, dia 13, até quinta, 16, a Universidade do Planalto Catarinense (Uniplac) mobilizará jovens e experientes repórteres não apenas para produzir notícias, mas também discutir teorias, aprimorar técnicas e promover um jornalismo cada vez mais ético e de qualidade.

A programação movimentará todos os alunos e professores do curso, que terão uma semana inteira de estudos e atividades práticas, inclusive valendo nota. A Semana Acadêmica ocorrerá todas as noites, das 19h às 22h, e iniciará na segunda-feira, 13, com o talk-show “Psicologia Ambiental”, numa parceria com estudantes de Psicologia já pelo terceiro ano consecutivo.

Na terça, 14, ocorrerá um debate com o tema “Jornalismo na Serra Catarinense”, com a presença de seis profissionais de diferentes áreas de atuação na região respondendo aos questionamentos dos estudantes. Participarão desta dinâmica os jornalistas Ana Carolina de Lima (SBT), Heloise Guesser (Rádio Udesc FM), Loreno Siega (Revista Visão), Mauro Maciel (Jornal Correio Lageano), Taina Borges (Núcleo de Comunicação do Tribunal de Justiça de Santa Catarina) e Wagner Urbano (Portal NotiSerraSC).

Na quarta, 15, será a vez da palestra com o tema “A reinvenção do Jornalismo”, com Rafael Martini, ex-Grupo RBS e atualmente no Tribunal de Contas do Estado (TCE), e a participação de Guto Kuerten, um dos principais fotojornalistas brasileiros, ex-Grupo RBS e atualmente na Assembleia Legislativa de Santa Catarina (Alesc). Na ocasião, os profissionais falarão sobre as mudanças obrigatórias entre os profissionais.

“As ferramentas mudaram, mas o Jornalismo continua mais vivo do que nunca. Uma boa história sempre será uma boa história em qualquer plataforma de mídia”, adianta Rafael.

Já na quinta, 16, ocorrerá um painel sobre a carga tributária no Brasil com a participação do Observatório Social e o núcleo jovem da Associação Empresarial de Lages (Acil Jovem).

“O curso de Jornalismo da Uniplac se destaca pela qualidade e metodologia de ensino, que prioriza a associação entre teoria e prática. Além dos debates e palestras, teremos a avaliação integrativa, uma prova obrigatória na qual os alunos farão trabalhos sobre a Semana Acadêmica. A Uniplac nos dá liberdade e condições de organizar ações importantes como essa”, diz o coordenador do curso de Jornalismo, professor Luiz Augusto Del Moura.

Serviço

Com exceção do talk-show de segunda-feira, que ocorrerá no Centro de Ciências Jurídicas (CCJ), todas as demais atividades serão no novo auditório 1 do prédio 1 da Uniplac (bloco do Jornalismo). Toda a programação é gratuita e aberta a estudantes, profissionais de imprensa e comunidade em geral.

Pablo Gomes/Jornalista / SC-01922-JP