Vem aí a Frente Parlamentar das Universidades

Na terça-feira (09), o reitor da Uniplac professor Kaio Amarante cumpriu dois compromissos em Florianópolis: o lançamento da Frente Parlamentar em prol das Instituições de Ensino Superior (IES) e a posse do novo presidente do sistema Acafe.

O Reitor da Uniplac Professor Kaio Amarante participou do lançamento da Frente Parlamentar em prol das Instituições de Ensino Superior (IES) de Santa Catarina, na Assembleia Legislativa em Florianópolis.

“Incentivar e acompanhar o repasse de 5% dos recursos destinados à educação para bolsas às universidades comunitárias e fundações públicas de ensino criadas pelos municípios. Este é o principal desafio da Frente Parlamentar em defesa das IES”, afirma o Reitor Kaio.

Vale ressaltar que o governo deve cumprir o artigo 170 da Constituição Estadual, mas relatórios do Tribunal de Contas do Estado apontam que de 2011 a 2017 o governo deixou de repassar às mais de 60 instituições catarinenses R$ 908 milhões.

Somente em 2017, conforme relatório do TCE, o governo repassou R$ 65,69 milhões, equivalente a 28,45% do valor constitucionalmente definido para o exercício, que seriam de R$ 230,93 milhões. Com esse valor, mesmo reduzido, somente no Sistema Acafe, são mantidos 11 mil acadêmicos com bolsas de estudos. Se forem mantidos os 5% que a Constituição determina, esse número poderia passar de 32 mil acadêmicos beneficiados.

“Nos últimos anos os valores foram reduzidos gradativamente e queremos agora garantir o valor real para que possamos atender os acadêmicos beneficiados e até ampliar o número deles”, conta o Reitor Kaio.

O Sistema Acafe conta atualmente com 16 instituições de ensino e com aproximadamente 160 mil alunos de graduação e pós-graduação.

O evento contou com a presença do secretário de Estado da Educação, Natalino Uggioni. Segundo ele os compromissos desta Frente e o investimento do estado no setor devem ir muito além das questões do financiamento da educação superior. A lei deve ser cumprida, entretanto, o Secretário sinalizou compromissos dos estudantes bolsistas do Programa Uniedu, programa de bolsas universitárias do Governo catarinense:

1) Estágios nas escolas públicas.

2) Alunos monitores na educação básica.

3) Alunos motivadores para que os estudantes do ensino médio façam o ensino superior.

4) Incentivo à que estes venham a cursar licenciaturas.

5) Atualização dos atuais professores do estado.

“Tudo isso tendo como objetivo final a melhora da qualidade da educação básica em Santa Catarina”, afirmou o secretário.

Integram a Frente Parlamentar os deputados Rodrigo Minotto (PDT), Ivan Naatz (PV), Kennedy Nunes (PSD), Marlene Fengler (PSD), Sérgio Motta (PRB) e Jerry Comper (MDB). “Vamos trabalhar em parceria com as instituições de ensino públicas e privadas e com o governo para atender esses alunos. Nosso trabalho na frente será pelos próximos quatro anos acompanhando os repasses e em parceria com o secretário da Educação”, afirmou Rodrigo Minotto.

No mesmo evento foi dado posse ao novo presidente do Sistema Acafe, Associação Catarinense das Fundações Educacionais, Claudio Alcides Jacoski, reitor da Unochapecó. O novo presidente acompanhado do grupo de Reitores cumpre nesta quarta e quinta, 10 e 11, agenda em Brasília.