Unipac é sede do 2º Encontro dos NITs

O 2º Encontro dos Núcleos de Inovação(NIT),  trouxe apresentações de inovação no estado, desenvolvimento de talentos, politica de desenvolvimento, politicas estratégicas. Além de visão das redes, mapeamento dos NITs e Hands on.

O evento aconteceu na segunda-feira (25), com o objetivo de promover o fortalecimento dos Núcleos Inovação Tecnológica (NITs) através do planejamento de ações conjuntas e a formação de uma Rede de núcleo que apoie ações dos demais atores em todo o Estado.

O 2º encontro de NITs contou com a participação do Diretor de Inovação da Federação das Indústrias de Santa Catarina (FIESC), José Eduardo Fiates, que por meio de um hangout fez uma apresentação da FIESC e a Inovação em Santa Catarina. O Secretário da Educação do Estado de Santa Catarina -  Natalino Uggioni  com o tema  “Desenvolvimento de Talentos para a Inovação”.O Secretário Adjunto de Desenvolvimento Econômico Sustentável - Amandio João da Silva Júnior que falou sobre “Inovação como Política de Desenvolvimento”. Para falar um pouco sobre “As Políticas Estratégicas para os NITs e as formas de fomentar a rede de NITs” o Presidente da Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Estado de Santa Catarina (Fapesc), Fabio Zabot Holthausen no período da manhã.

À tarde o encontro trouxe o tema “Uma visão das Redes Estaduais/ Benchmark” com professor Luiz Henrique Castelan Carlson  do Núcleo de Inovação Tecnológica (NIT) do IFSC e via Skype Marcus Zanondo representou a Rede Paranaense de NTI. Em seguida Randolfo Decker da Fapesc falou sobre o Mapeamento dos NITs  do Estado de Santa Catarina, e para encerrar o encontro  as Professoras Cristiane Iata, Clarissa Teixeira e Dorzeli Salete Trzeciak falaram sobre “Hands on – Fazendo a Rede de NITs  acontecer”.

O evento serviu ainda para a inauguração de um dos novos anfiteatros da Uniplac. Localizado no segundo andar do prédio I, o local tem capacidade para até 120 pessoas e é fruto do resgate do projeto inicial feito por João Preto. “Agora contamos com mais dois ambientes para abrigar reuniões e isto só foi possível porque resgatamos op projeto inicial feito pelo professor João Preto”, comenta o Reitor da Uniplac, Kaio Amarante.