Sinduscon e Uniplac firmam parceria para usar laboratório do curso de Engenharia Civil

A partir de março, empresas ligadas ao Sindicato das Indústrias da Construção e do Mobiliário de Lages (Sinduscon) poderão realizar testes laboratoriais no espaço do curso de Engenharia Civil da Universidade do Planalto Catarinense. O documento que firma essa parceria foi assinado durante reunião do Sindicato na sede da Federação das Indústrias de Santa Catarina (Fiesc), nesta terça-feira (11). Na oportunidade, o Observatório Social fez uma prestação de contas à entidade.

O coordenador Diogo Felipe Steinheuser explica que um laboratorista e uma equipe de 10 acadêmicos, estudantes da segunda metade do curso, farão ensaios, análises de solo e concreto e emitirão laudos, por exemplo. Esses serviços serão oferecidos com um valor especial para quem é do Sinduscon.  “Nossos alunos terão a oportunidade de praticar num laboratório novo e com uma demanda real e as empresas a chance de ter um maior controle tecnológico das obras”.

Para o presidente do Sinduscon, Alzir Prandi, ter à disposição equipamentos modernos faz com que as empresas ofereçam melhores serviços e com isso o aumento da competitividade. “Temos cada vez mais a tecnologia a nosso favor e essa parceria só vem contribuir com desenvolvimento do setor da construção civil em Lages”.

Profissional da área, Fabiano Ventura preside o Observatório Social de Lages. A cada quatro meses ocorre uma prestação de contas detalhada das atividades, porém a entidade faz uma apresentação sucinta do que vem sendo realizado quando há o convite de instituições ou entidades.

Só neste ano, o Observatório encaminhou mais de 70 ofícios à prefeitura de Lages. A maioria deles foi respondida.  Houve a exposição de exemplos das fragilidades encontradas e comunicadas ao Executivo nesta reunião, como a entrega de produtos e prestação de serviços. “Para o ano que vem, queremos acompanhar mais as atividades relacionadas à construção civil, e isso vai do processo de licitação até a entrega das obras”.

O vice-presidente da Fiesc para a Serra Catarinense, Israel Marcon, e o diretor do Senai, Telmo Coelho, acompanharam o evento.

Catarinas Comunicação