“Todos por Elas”: Documentário destaca evolução dos direitos da mulher

A partir da necessidade do diálogo sobre a violência contra mulher, preconceito e empoderamento feminino, acadêmicos da 6ª fase de Jornalismo da Uniplac participaram da produção do documentário “Todos por Elas”, em parceria com alunos do 2º ano de Análises Químicas do colégio Cedup Renato Ramos.

A premissa do documentário vai ao encontro com números de agressões contra mulheres. Segundo o Mapa da Violência em Santa Catarina, Lages ocupa a 12ª posição entre os municípios que mais registram tal crime no estado, e a 714º em todo o Brasil.

Durante a produção, os universitários entrevistaram pesquisadores sobre empoderamento feminino e militantes do movimento das mulheres, além das atletas do time lageano Leoas da Serra. “O documentário trata da evolução do direito das mulheres, abordando desde o momento em que conquistaram o direito do voto e outras questões políticas e sociais”, destaca a acadêmica Vitória Bittencourt.

Outro tema levantado foi o assédio e abuso sexual praticado contra mulheres. Segundo a aluna Caroline Goulart, o material proporciona a discussão sobre a temática e auxilia na disseminação de informações acerca dos altos índices de tal violência. “O documentário dá voz às mulheres que sofreram o crime e mostra um pouco dessa realidade”.

Para os acadêmicos, o filme abre espaço para a mudança da cultura da violência que é praticada contra a população feminina, além de mostrar os avanços e direitos conquistados por elas.  “Estamos, principalmente, abrindo o debate. Se não falarmos nisso continua na mesmice. Talvez com essa discussão, uma pessoa pode assistir o documentário e saia pensando diferente, compreenda a situação”, observa Vitória.

O documentário “Todos por Elas” será lançado em 26 de novembro, às 19h, no Centro de Ciências Jurídicas (CCJ), da Uniplac.

Texto e Foto: June de Barros / Central de Notícias Uniplac (CNU)