PESQUISA: Uniplac contribui para o desenvolvimento regional sustentável

Desde 1998 a Uniplac investe na formação de cientistas e no desenvolvimento da ciência, tecnologia e inovação. Essas atividades têm como suporte o Fundo Institucional de Pesquisa e a captação de recursos externos através de parcerias com instituições como a Fapesc, Finep, CNPq e outros. “Desta forma a Universidade produz conhecimentos sobre a região, sua realidade e seu contexto, e também sobre as potencialidades, alternativas e proposições que contribuam para a sustentabilidade regional, pois a base de todo e qualquer desenvolvimento, seja social, econômico ou cultural, está amparado na produção do conhecimento”, salienta a pró-reitora de Pesquisa, Extensão e Pós-Graduação Zilma Isabel Peixer. As pesquisas na Uniplac abrangem todas as áreas do conhecimento, como saúde, biologia, educação, administração, engenharia e tecnologias. A partir de 2005, as atividades de pesquisa na Uniplac se intesificaram com a implantação do seu primeiro mestrado próprio – Educação. Em 2006 inicia o segundo mestrado – Saúde Coletiva, cujas aulas terão início no mês de abril, e ainda neste ano está sendo implantado o terceiro mestrado próprio, em Administração. Nos processos de desenvolvimento de pesquisa, se intensificam as relações entre a universidade e o setor empresarial e tecnológico, e nesse processo, a criação do MidiLages. A primeira incubadora de base tecnológica foi resultado de uma parceria entre 14 entidades e a Universidade. O Midilages está em pleno funcionamento, com seis empresas incubadas. Assim como a incubadora veio fortalecer o parque tecnlógico da região, a universidade tem mantido parcerias com empresas para o desenvolvimento de programas e projetos, ancorados na pesquisa científica. Um desses projetos foi com a empresa Madepar – Indústria e Comércio. Pesquisa sobre recursos bióticos nas unidades da Madepar Entre as diversas pesquisas realizadas em parceria com a Madepar destaca-se programa de Monitoramento dos Recursos Bióticos nas Unidades de Manejo Florestal (UMF) localizadas na Fazenda Morros Altos, em Campo Belo do Sul, Salto Antonio das Caveiras e Farofa, localizadas no município de Painel (SC) e Pinheiro Torto em Vacaria (RS) Buscando estar dentro dos parâmetros de certificação ambiental, a Madepar através desses projetos em parceria da Uniplac, vem a atender seu compromisso com a manutenção do ambiente, na realização de análise ambiental desses recursos, nessas UMFs pesquisadas. Estas áreas estudadas apresentaram uma área total de 319,391ha coberta com 151,878ha de pinus e preservando 160,770ha de mata nativa. Em função dos dados obtidos através do levantamento florístico e faunístico dos fragmentos florestais, é possível estabelecer programas de monitoramento da flora e fauna local. Monitoramento da qualidade da água do rio Canoas Desde o ano de 2000 a Uniplac possui um grupo de pesquisa “Água - Sinônimo de Qualidade de Vida”, que dedica-se a monitorar o rio Canoas, no local de sua nascente, Urubici. Esse município tem na horticultura sua principal fonte de renda, conseqüentemente como um dos seus maiores problemas ambientais. Esse projeto de pesquisa tem entre seus objetivos monitorar ao longo dos anos o grau de contaminação da ictiofauna, através do peixe jundiá (Rhamdia sp), bem como informar a população rural sobre os riscos de exposição aos agrotóxicos. Esse monitoramento servirá ao poder público, as lideranças, aos cidadãos comprometidos, como uma ferramenta de gestão e uso racional dos recursos hídricos em seu município, apontando caminhos para melhoria da qualidade ambiental.