Com Leoas, Uniplac conquista o Continente

Libertadores da América de Futsal Feminino é o maior título esportivo da Serra Catarinense

Um time formado há menos de quatro anos e com a ambição de promover o esporte e a inclusão social feminina sob uma mesma bandeira. Assim pode ser resumida a intenção do projeto batizado de Leoas da Serra e abrigado pela Uniplac desde seus primeiros passos. Mesmo sem a previsão do sucesso nas quadras, a proposta tinha aderência com a missão comunitária da Uniplac. Afinal, as Leoas seriam um time de futsal feminino cujas atletas também dariam aulas de futsal para meninas em escolinhas gratuitas espalhadas pela cidade. A contrapartida da Uniplac seria dar bolsas de estudo para as atletas e despertar nas pequenas o interesse de seguir o caminho dos livros e do esporte.

Na semana entre os dias 7 e 14 de outubro, no âmbito esportivo, as Leoas da Serra atingiram um ponto que seria impossível de prever naqueles dias iniciais, em fevereiro de 2015. Disputaram, como representantes de todo o Brasil, a Copa Libertadores da América no Paraguai. E de lá trouxeram na bagagem seis vitórias em seis jogos e troféu de campeãs continentais.

Todas as 14 atletas que jogaram a Libertadores são acadêmicas da Uniplac. Melhor atleta de futsal do mundo nas últimas temporadas, Amandinha é formanda do curso de Fisioterapia, mesma escolha acadêmica da goleira Bia e das alas Jhennif, Bella e Greice. No curso de Educação Física estão as alas Mayara, Pelé e Thais e as pivôs Giy e Tiga. Amanda Souza, Tampa e Diana são alunas na Biomedicina e goleira Juba cursa Ciências Contábeis. Outras atletas também estão na Uniplac, mas não foram para a Libertadores porque a competição aceitava a inscrição apenas de 14 jogadoras. Rafaela Nicolete, que coordena as escolinhas, é aluna do Mestrado em Educação, igualmente com bolsa integral.

“Entendo este projeto como fundamental para a universidade, assim como fundamental é o esporte para a sociedade. Além da excelência em quadra, as meninas prezam pela conduta acadêmica e são modelos como cidadãs”, afirma o reitor, professor Kaio Amarante, presença assídua nos jogos das Leoas da Serra. Com efeito, a relação da Uniplac com o esporte vai bem além das Leoas: várias modalidades esportivas são apoiadas com bolsas de estudo e em 2018 a instituição patrocinou duas partidas da seleção brasileira de futsal e sediou os Jogos Universitários Catarinenses.

Com o mesmo time que nos campeonatos da Confederação Brasileira e da Federação Catarinense de Futsal atua como Leoas da Serra, nos campeonatos da Fesporte elas atuam como Lages e nos certames universitários como Uniplac. Assim, também em 2018, elas conquistaram os Jogos Abertos de Santa Catarina (bicampeãs invictas) para o município e o estadual universitário para a Uniplac, o que valeu vaga para Jogos Universitários Brasileiros em Maringá, no mês de novembro. Além disso, está em curso a construção do ginásio de esportes da instituição.

Na Libertadores, a campanha foi arrasadora: 14x1 no Aquiles Nazoa da Venezuela, 7x0 no Palestino do Chile, 13x0 no Atlantes da Bolívia e 3x1 no Lyon da Colômbia, todos na fase classificatória. Na semifinal, 8x1 no San Lorenzo da Argentina, e na decisão contra as donas da casa, 4x0 no Sport Colonial. Foram 49 gols a favor e apenas três contra, com um incrível saldo de 46 tentos. Na média, as Leoas venceram os jogos por 8,16 x 0,5. Uma performance incontestável.

Nesta terça-feira, às 13:30, o elenco campeão da América se reúne na Uniplac, de onde sai em um carro do Corpo de Bombeiros pelas principais ruas da cidade, até encerrar o trajeto na praça da Catedral, para a foto oficial da conquista e a confraternização com torcedores e apoiadores. É o justo reconhecimento ao projeto que nasceu para se tornar referência na cidade, mas escreveu seu nome entre os maiores times de futsal feminino do mundo.

Texto: Mauricio Neves / Assessoria Uniplac | Fotos: Fernanda Zanella / Assessoria Uniplac