Contabilidade: realidade profissional é tema de encontro com estudantes

Em comemoração ao dia do Contador, 22 de setembro, o curso de Ciências Contábeis promove o evento, com a intenção de aproximar os acadêmicos das vivências da profissão

Com o objetivo de aproximar os acadêmicos de Ciências Contábeis à realidade da profissão, acontece até amanhã o I Evento Acadêmico de Contabilidade da Universidade do Planalto Catarinense (Uniplac), no auditório do Centro de Ciências Jurídicas (CCJ). De acordo com a coordenadora do curso, Justine Maria Arruda de Souza Neto, a temática da semana foi escolhida por ter constatado a necessidade de aproximar os acadêmicos da vivencia do profissional.

“Verifiquei essa necessidade quando assumi a coordenação, os alunos devem ter contato com as diversas áreas da contabilidade já desde o primeiro semestre”, comenta Justine. “O curso de ciências contábeis proporciona uma gama enorme de opções ao aluno, que depois de formado deve escolher em que área atuar. Buscamos aproximá-los tanto da área privada e também da pública; grandes e pequenos negócios; auditoria; perícia e ensino contábil”, completa.

Para esta primeira edição do evento foram preparadas palestras bem diversificadas, o evento já está acontecendo desde o dia 19.

“No primeiro dia aproximamos os alunos do curso à importância da contabilidade para a gestão empresarial, por meio da palestra com o contador José Sidnei Ribeiro Esmério. Num segundo momento aproximamos da área pública, com uma palestra proferida pelo auditor externo do Tribunal de Contas do Estado de Santa Catarina (TCE), Geraldo José Gomes, que falou sobre as atividades do contador público, as auditorias realizadas pelo TCE e a convergência as normas internacionais de contabilidade”, explica a coordenadora.

E nesta quinta-feira (20), acontecerá o encontro: Os Egressos de Sucesso. Na ocasião alguns ex-alunos do curso irão conversar com os acadêmicos sobre sua trajetória profissional, como uma forma de troca de experiências, tão importante no meio acadêmico.

Na sexta-feira (21), acontecerá a palestra com o Coordenador de Custos e Informações Gerenciais da Klabin S.A., Rodrigo da Silva Antunes, sobre Sistemas de Informações Gerenciais e a Contabilidade 4.0.

Logo após haverá um jantar em comemoração ao dia do contador.

Programação:

Quinta-feira (20)

Egressos de Sucesso! Ex-acadêmicos do curso de Ciências Contábeis da Uniplac. (auditório CCJ)

19h – José Suppi (empresário e consultor)

19h40 – Evandro Frigo Pereira (Prefeito de Urupema)

20h – João Batista Melo (Auditor Fiscal Tributário de Lages)

20h30 – Coffee Break

21h – Ivanete Corso (Empresário e Ex-diretora Administrativa e Financeira da Madepar)

21h30- Isaac Meurer Lopes (Analista de Crédito Sicoob)

Sexta-feira (21)

Sede Sindicato dos Contabilistas da região Serrana (Sindicont)

19h - Palestra- Sistemas de Informações Gerenciais e a Contabilidade 4.0, com o Coordenador de Custos e Informações Gerenciais da Klabin S.A., Rodrigo da Silva Antunes.

20h – Jantar em comemoração ao Dia do Contador.

Texto: Gabriela Sassi/ Assessoria Uniplac.