Basquete das Leoas classifica em primeiro no grupo

Vitória em Itajaí foi a terceira consecutiva no estadual Sub 19

Depois do sucesso do futsal feminino nos Jogos Abertos, as Leoas da Serra comemoram outro feito nas quadras, mas com a bola nas mãos. O time Sub 19 surpreendeu os favoritos do grupo e terminou em primeiro lugar na Chave B, que também contava com o Colégio Salesiano de Itajaí e com o time de Chapecó.

Na noite de terça-feira, em Itajaí, as meninas do Leoas/Uniplac/LSB conseguiram sua primeira vitória fora de casa, contra o Colégio Salesiano, por 55x42. No último sábado, em jogo eletrizante no Ivo Silveira, as Leoas já haviam vencido as favoritas chapecoenses por 63x61, e mostrado que o time feminino de basquete de Lages veio para ficar.

O único tropeço foi justamente na estreia, no dia 18 de agosto, em Chapecó, na derrota de 52x40. Depois, no primeiro jogo em casa, dia 2 de setembro, triunfo por 64x60 contra o Salesiano. As duas vitórias já citadas fecharam a campanha vitoriosa. Para Nilson Cruz, da Fundação Municipal de Esportes, este é um projeto que deve se afirmar no cenário estadual: “Estamos muito felizes, assim como no futsal, este é um time de guerreiras, e acredito que dará muitas alegrias para a cidade de Lages”.

O time de basquete feminino foi formado há menos de dois meses, pela união das Leoas da Serra, da Uniplac, da Liga Serra de Basquete – daí o nome Leoas/Uniplac/LSB – e da FME de Lages. A maioria das atletas, assim como técnico Tium, são oriundas de Americana (SP), graças ao intermédio de Kalu Barbosa, presidente da Liga Serrana de Basquete. A classificação em primeiro lugar no grupo surpreendeu o meio do basquete catarinense, eis que os times de Chapecó e Itajaí são projetos estruturados há muito mais tempo.

Os resultados da fase classificatória na Chave B foram os seguintes:

Salesiano 63x84 Chapecó

Chapecó 52x40 Leoas

Leoas 64x60 Salesiano

Chapecó 56x68 Salesiano

Leoas 63x61 Chapecó

Salesiano 42x55 Leoas

Agora, no início de outubro, acontece o quadrangular decisivo do estadual, entre os dias 5 e 7. Pela Chave A estão classificados o Basquete Jaraguá e a Sociedade Ginástica de Joinville; que se juntam aos classificados da Chave B, Leoas/Uniplac/LSB. A Federação ainda não confirmou a cidade que sediará o quadrangular final, mas a tendência é que os jogos sejam realizados em Chapecó.

Texto: Assessoria Leoas da Serra

Foto: Nilton Wolff