Estratégia de Saúde Pública no âmbito da Saúde Mental é tema de Dissertação no Mestrado em Ambiente e Saúde

O matriciamento em saúde mental praticado pelos Núcleos de Apoio à Saúde da Família (NASF) em Santa Catarina foi objeto de pesquisa da nova Mestre em Ambiente e Saúde da Universidade do Planalto Catarinense (Uniplac), Patrícia Pereira da Silva.

Os resultados da pesquisa de Patrícia, sob orientação da professora Lilia Kanan, foram defendidos em banca composta pelas professoras Tatiane Muniz Barbosa (UNIDAVI) e Natália Verones da Cunha Belinatti (PPGAS/Uniplac), que deram destaque à relevância social e científica do estudo.

A pesquisa de Patrícia contou com a participação de 152 equipes de NASF ou 56,5% do total de equipes atuantes em SC na época da coleta de dados. De maneira geral, os resultados revelam um cenário positivo e de avanços acerca das ações do NASF na Saúde Mental a partir da ferramenta de trabalho do Apoio Matricial, que vem gradativamente se lapidando e consolidando no cotidiano dos serviços de Atenção Básica em Santa Catarina. O que coloca o estado em situação privilegiada, quando comparado aos demais estados brasileiros.

A dissertação gerou interesse da Secretaria de Estado da Saúde de Santa Catarina, pelos resultados alcançados, por isso, uma cópia será enviada para a Secretaria, a qual foi parceira para que o estudo fosse efetivado.

Fonte: PROPEPG - (PPGAS-Programa de Pós Graduação Mestrado em Ambiente e Saúde).

Confira a Galeria de Fotos