De virada, Leoas vencem a primeira no estadual de basquete

Na manhã de domingo, o time Leoas/Uniplac/Liga Serrana de Basquete/Lages jogou pelo campeonato catarinense Sub 19 de basquete feminino no Ivo Silveira, contra o Colégio Salesiano, de Itajaí, e venceu por 64x60. Anteriormente as meninas haviam jogado no Oeste e perdido para Chapecó por 52x40. Com a vitória, a equipe lageana se manteve na briga por uma das duas vagas para o quadrangular final da competição.

Figuras ilustres do basquetebol lageano estavam na torcida pelas meninas no Ivo Silveira, como Omar Valente, campeão diversas vezes por Lages, e Kalu Barbosa, que tornou a cidade uma potência na modalidade na década de 1980. Também dividiam espaço na arquibancada as meninas do time adulto de basquete, que no próximo fim de semana representarão Lages nos JASC, e quase todo o time de futsal feminino.

Depois de começar atrás no marcador, e ver o Salesiano disparar no marcador até abrir 21 pontos no terceiro quarto, as Leoas iniciaram uma reação impressionante e empataram o jogo em 55x55. A atuação das atletas Mickaela, Juliana e Marianna levantou a torcida. As visitantes sentiram o baque e não tiveram forças para frear o ímpeto das comandadas do técnico Tium, trazido de Americana por Kalu para comandar o projeto.

Grupo está embolado

Chapecó ganhou suas duas primeiras partidas, contra Leoas e Salesiano, mas também já foi derrotado pelo time de Itajaí na abertura do returno. Assim, o grupo está aberto e todos têm chances de avançar. As partidas que fecham a fase classificatória envolvem as Leoas: 15 de setembro, em Lages, contra Chapecó; e dia 18 de setembro, contra o Salesiano, em Itajaí. Antes disso, o time adulto tem o desafio dos JASC, mas do time Sub 19 apenas Juliana tem condições documentais de participar da competição.

Texto: Assessoria Leoas

Fotos: Fom Conradi