Filme “Nós” do curso de Jornalismo da Uniplac terá noite de estreia no ‘Curta Lages Mostra de Cinema'

Poucas pessoas sabem, mas Lages tem uma cena audiovisual forte. Produções de curtas-metragens, documentários, entre outros, são feitos em solo lageano. Quem terá o prazer de ver uma produção local exibida numa ‘telona’ são os participantes do “Curta Lages IV Mostra de Cinema 2018”. O evento acontece no próximo sábado (1), no Teatro de bolso do Sesc. Serão exibidos assistir 11 curtas-metragens de diversos gêneros, a partir das 18h30.

Entre os curtas programados destaque para o rodado dentro da Universidade do Planalto Catarinense (Uniplac). No primeiro semestre deste ano, os acadêmicos da sétima fase de Jornalismo, na disciplina de Documentário Audiovisual, tiveram a missão de escrever, produzir e atuar em um curta-metragem, sob orientação do professor Fabrício Furtado. Ele conta que os acadêmicos são motivados a realizar trabalhos que possam unir questões sociais, pessoais, mas sempre aliado com o estudo universitário.

"A cada semestre de aulas da disciplina de Documentário Audiovisual do curso de Jornalismo Uniplac, nós propomos alguns temas para ir pra rua e filmar, seja um doc ou uma ficção”, diz Furtado.

Com cenas rodadas em vários ambientes da Uniplac e também do Sesc, o filme intitulado “Nós” surgiu da inspiração da acadêmica Gisele Urnau. Foi a partir do poema escrito por ela que os estudantes escreveram o roteiro. Os responsáveis pelo roteiro foram Gisele e June de Barros, que montaram a história de amor inusitada.

Para o acadêmico e roteirista do filme, June de Barros, a experiência fez com que eles tivessem um contato com os diferentes níveis de produção de um conteúdo audiovisual.

“Isso permitiu um crescimento profissional enorme, pois esse mercado é muito forte e tende a crescer ainda mais, especialmente em Lages, com o Coletivo Audiovisual Lageano”, ressalta.

Todos os acadêmicos da sétima fase tiveram um papel importante na confecção da película. Dionathan Sousa participou como câmera. “A produção e exibição do curta-metragem ‘Nós’, vai além do que poderíamos imaginar. É nele que histórias comuns, ou melhor, que as nossas histórias, se tornam maiores, não somente diante da tela, mas diante de nós mesmos”, comenta. Maria Caroline Pinheiro e Larissa Marinho ficaram com a produção. Um trabalho conjunto que resultou em um trabalho digno de estrear em uma ‘telona’.

De acordo com o diretor, Francisco Ramos, a construção do curta foi um trabalho todo feito em grupo, apesar de cada um ter uma tarefa principal. “Todos participaram das etapas. Foi gratificante poder construirmos um curta que nasceu de um poema da Gisele, que é alguém que convive dia a dia com a gente, fazendo com que ele tenha uma importância especial para nós. “Nós” será o segundo curta a ser exibido na noite do próximo sábado e a entrada para assistir aos filmes será gratuita.

Texto: Gabriela Sassi/ Assessoria Uniplac.

Fotos: Fabricio Furtado/ Divulgação

Confira a Galeria de Fotos