Pesquisadora da Uniplac desenvolve capacitação para adolescentes no bairro Habitação

Pesquisa-ação é direcionada à geração de renda e visa promover a cidadania por meio da fabricação de pão caseiro

Como parte da pesquisa-ação desenvolvida pela pós-graduanda Fernanda de Sousa no curso de especialização em Desenvolvimento Regional na Uniplac, em Lages, foi realizado no sábado, dia 25 de agosto, no salão da Igreja São Francisco de Assis, um trabalho para capacitar adolescentes a produzirem pão caseiro.

A ação desenvolvida em parceria com a Associação de Moradores mobilizou jovens de 12 a 14 anos, e com o apoio colaborativo do empresário Carlos Alberto Neto, colega de curso.  A iniciativa surgiu como proposta da disciplina de Seminário de Casos Empreendedores com linha de pesquisa voltada para o emprego e renda da região.

A pesquisadora entende ser fundamental as pessoas agirem para mudar de alguma forma o meio onde vivem. “Esta intervenção surge, sobretudo, para estimular os adolescentes a buscar novos conhecimentos. Afinal, o papel de uma universidade é promover a formação cidadã”, analisa Fernanda, que completa: “Somos parte de uma sociedade carente de projetos e políticas públicas. Portanto, instigadas pelo ensino superior, precisamos e podemos de alguma forma contribuir na vida das pessoas”.

Texto e fotos: CNU/Dionathan Sousa

Confira a Galeria de Fotos