Curso capacita professores para gestão das escolas municipais

Professores e atuais diretores, que almejam desenvolver a gestão nas escolas municipais de Lages estão participando de um curso de “Gestão de Processos Educativos e Organizacionais na Educação Básica

O curso é uma iniciativa da Secretaria Municipal de Educação, com apoio da Universidade do Planalto Catarinense (Uniplac), que elaborou e organizou um programa com o objetivo de instrumentalizar esses profissionais.

“Queremos qualificar nossos profissionais nas dimensões administrativas, pedagógicas, humanísticas e comportamentais”, explica a secretaria de Educação, Ivana Michaltchuk.

A aula inaugural com os 152 participantes, aconteceu no Centro de Ciências Jurídicas (CCJ) da Uniplac, com palestra do Reitor da universidade, professor Kaio Amarante, que abordou o empreendedorismo educacional.

Esse primeiro encontro encerrou com palestra da professora Maria Iolanda Demeneck. Os próximos módulos também contarão com as presenças das professoras Arlene Aparecida de Arruda, Marli Coscodai Souza, Vivian Fátima de Oliveira e Mariléia Wolff Tubs.

As atividades das três turmas irão até 6 de outubro, num total de 40 horas de estudo e atualização.

“Temos a certeza de que os próximos gestores estarão muito mais preparados e capacitados para exercerem essa missão nos próximos quatro anos”, afirma o diretor de ensino da Secretaria de Educação de Lages, Carlos Eduardo Canani.

Ao apresentar o projeto, a técnica administrativa do Setor de Apoio Pedagógico (SEAPE), Suzana Duarte, frisou a importância do envolvimento da universidade no processo da escolha dos novos dirigentes escolares municipais: “O curso foi desenvolvido a partir de uma pesquisa realizada pela própria Secretaria de Educação de Lages”, conta.

“Os profissionais da Uniplac atuarão diretamente nas qualificações e nesses processos das dimensões administrativas, didático-pedagógica e inter-relacionais para que os próximos gestores estejam cada vez mais preparados para exercerem as suas funções”, conclui a coordenadora do curso, professora Mariléia Wolff Tubs.

Conheça o programa do curso

1º e 2º Módulos – Gestão e Organização da Educação

3º Módulo – Planejamento: Projeto Político Pedagógico