Professora da Uniplac lança livro sobre a arquitetura de prédios lageanos

A professora Kareenn Cristina Zanela Diener acaba de lançar o livro “Lages em detalhes: arquitetura e arte”.  A obra aborda os elementos arquitetônicos e artísticos de edificações de Lages; características que ajudam a definir a arquitetura da principal cidade da Serra Catarinense.

Durante três anos a professora realizou pesquisas e captação de mais de mil imagens para a realização do projeto. Segundo Kareenn, o trabalho iniciou com um intuito acadêmico, mas também exalta o patrimônio histórico e cultural dos edifícios de Lages. “A cidade tem uma riqueza própria, particular. É uma arquitetura mais simples, mas tem algo em si que é intrínseco e maravilhoso e extremamente digno de ser olhado e preservado”, destaca.

Kareenn foi responsável por toda a execução da obra, desde a captação de imagens até o tratamento das mesmas, além da identificação dos detalhes.  Com isso, ela forma um manual de estilos, que serve tanto para os amantes e estudantes de arquitetura, quanto para quem não tem grande conhecimento do conteúdo. “Esse momento tem sido gratificante porque as pessoas têm dado retorno. Elas têm se emocionado com aquilo que tem de bonito na sua cidade”, observa.

Professora nos cursos de Arquitetura e Artes Visuais na Uniplac, Kareenn nota no livro mais de dez estilos arquitetônicos nos prédios de Lages, com destaque para o Art Déco (estilo europeu, da década de 1910) e para as Missões Californianas (originais do estado norte-americano), muito presentes nas edificações da cidade.

A autora trabalha em mais três livros, abrangendo áreas como arquitetura, design e fotografia. “Lages em detalhes: arquitetura e arte” pode ser adquirido diretamente com a artista, no número (49) 99182-0802.

Texto e Fotos: Agência Jornalismo Uniplac

Confira a Galeria de Fotos