A UNIPLAC COMO UNIVERSIDADE FEDERAL – 2ª Edição

No artigo publicado na página 2 no CL de 24 de dezembro de 2005, conclamei as lideranças políticas que concorrerão nas eleições de 2006 a incluir em seus programas de governo ou projetos legislativos, a defesa da federalização da Uniplac. Também, conclamei a comunidade acadêmica e os cidadãos da Serra Catarinense para discutir o assunto, encampar o movimento e acompanhar as decisões e ações de nossos representantes políticos nos poderes legislativos e executivos. Nesta edição, diretamente, evoco nossos atuais representantes políticos para manifestarem-se. Deles, com posicionamentos favoráveis ou contrários, espero a receptividade e o eco ágil e intenso nos mais variados meios de comunicação, prestando, inclusive, contas de suas proposições e ações sobre o assunto no âmbito dos Executivos, das Câmaras de Vereadores, Assembléia Legislativa, Câmara e Senado Federal. Pois, certamente, os nobres representantes têm conhecimento, que, já se vai mais de um ano que o governo federal, através do MEC criou o plano de “expansão do ensino público, gratuito e com qualidade”, e dele, como integrante da reforma universitária em tramitação, faz parte, o ensino superior com o projeto de expansão das universidades federais. Com a finalidade de melhorá-lo ou ampliá-lo, na minha opinião, o plano de expansão das universidades federais pode e deve ser criticado, mas jamais, criticado como forma de inviabilizá-lo, não aprová-lo e implementá-lo, pois, independente de ideologias, o que se percebe é que os objetivos a que se propõe o plano estão intrínsecos nas entrelinhas dos programas da maioria dos partidos políticos existentes no Brasil. No artigo “Universidades federais terão o dobro de alunos em cinco anos” publicado no portal do MEC, o diretor de Desenvolvimento da Educação Superior expôs, que, atualmente, 87 instituições federais promovem o ensino superior no Brasil. Com o plano de expansão, quatro novas universidades federais estão sendo construídas, cinco faculdades federais estão sendo transformadas em universidades, e 36 campi estão sendo criados ou consolidados em todas as regiões do país. Divulgou também, que em 2005 foram investidos R$ 191,5 milhões, e que até 2007 os investimentos totalizarão R$ 591,5 milhões. Diante do cenário de interiorização das universidades federais para o desenvolvimento do ensino superior público, gratuito e com qualidade, indaga-se aos nossos representantes políticos: 1) Santa Catarina está incluída no plano de expansão das universidades federais? 2) E a região da Serra Catarinense está incluída? 3) Transformar a Uniplac em universidade federal agregará valor ao desenvolvimento regional ou um ponto de ensino a distância da UFSC é suficiente?