Psicóloga do CER II Uniplac fala sobre Autismo no CER II da Bahia

Em novembro de 2017, o Centro Especializado em Reabilitação (CER II) Uniplac, recebeu a visita da coordenadora técnica e assistente social Rita Tais Guerreiro Pestana, juntamente com a também coordenadora técnica e psicóloga Elisângela César Gomes do CER II de Itapetinga – BA.

Esta visita foi em decorrência de uma busca via internet realizada pelos Centros de Reabilitação do Brasil, por ser um projeto federal do Sistema Único de Saúde (SUS), no intuito de propor uma direção e reestruturação nos ordenamentos deste Centro da Bahia. Por meio desta pesquisa virtual, encontraram o CER II Uniplac. O Manual de orientações do CER, os formulários utilizados e as atividades propostas numa perspectiva multiprofissional, chamaram atenção das técnicas, e logo agendaram visita “in loco” para conhecer na prática o funcionamento do CER II Uniplac.

Diante desta visita, todo o trabalho realizado pela equipe de Lages foi ao encontro do que essas profissionais buscavam. Tendo em vista a necessidade da implantação de um espaço para adaptação de pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA) para inclusão no ensino regular, veio de encontro com o que acontece em uma das frentes do CER II Uniplac, foi então que a psicóloga deste Centro e também professora do curso de Psicologia, Vivian Fatima de Oliveira, recebeu o convite para ministrar o curso “Vamos falar sobre Autismo?” encerrando com o I Simpósio nesta mesma temática.

Para Vivian, além de ficar surpreendida com todo acolhimento recebido na cidade, também agradecida pela confiança depositada em nossa instituição, este convite fortaleceu e valorizou ainda mais as práticas realizadas no CER II Uniplac, incentivando e vislumbrando mais ações envolvendo toda equipe e redes intersetoriais. “Foi uma semana intensa de muito trabalho e nestes eventos, além de levarmos conhecimento, também aprendemos, estabelecendo assim trocas, pois somente deste modo é que se constitui a verdadeira aprendizagem significativa”, explica.

Para a Coordenadora do CER II Uniplac, Elusa Camargo, a troca de experiências entre os profissionais de duas instituições enriquece e fortalece o trabalho de todos. “Na visita realizada em novembro, percebemos que muito embora a distância seja grande entre os dois Centros, as dificuldades e angústias são idênticas. Mas, o que nos aproximou ainda mais foi a vontade de vencer obstáculos e buscar sempre a melhor qualidade nos atendimentos e o bem estar de nossos pacientes.”, relata.

Confira a Galeria de Fotos