Professor da Uniplac participa de projetos de pesquisa da Escola Visconde de Caiuru

A Escola de Educação Básica Visconde de Cairu promoveu a primeira culminância dos projetos de pesquisa, tendo como objetivo compartilhar experiências e aprendizados sobre as pesquisas desenvolvidas no decorrer do semestre. O evento, que ocorreu no último dia 5 de julho e contou com a presença de várias figuras importante na educação Municipal, como a Gerente de Educação de Lages, Maria de Fátima Ogliari, a supervisora de Ensino da GERED de Lages, Professora Nina Pucci Ramos e o Professor Dr. Jaime Farias Dresch, representando o Programa de Pós-Graduação em Educação da Uniplac.

Esse evento é de extrema importância para os jovens do 1o ano do Ensino Médio Integral em Tempo Integral – EMITI. Ao todo três projetos foram apresentados, nas áreas de: Ciências Humanas, com o tema “Onde estamos?”; Ciências da Natureza, com o tema “No jogo da vida o que eu quero ser?” intitulado “Má conservação das ciclovias em Lages”; Linguagens, com o tema “O que é ser jovem?”. As experiências obtidas pelos alunos foram de grande relevância. Sendo que os estudantes terão a oportunidade de dar continuidade por meio de um projeto de intervenção previsto no conteúdo programado no EMITI.

Os alunos relataram uma grande evolução e desenvoltura nas suas habilidades de apresentação, perdendo a timidez que tinham no início, tendo percebido o aprimoramento nas suas devolutivas. Os convidados destacaram a qualidade dos projetos apresentados e a visível contribuição para a aprendizagem dos alunos propiciada pelo modelo diferenciado e inovador do EMITI.  Este trabalho foi essencial na formação do caráter estudantil, das críticas e dos exemplos que serão levados em conta nas próximas edições a serem realizadas no projeto de intervenção.