Kaio Amarante é o novo reitor da Uniplac

O professor Mestre em Educação, Kaio Henrique Coelho do Amarante, tomou posse na noite desta segunda-feira (2), como Reitor da Universidade do Planalto Catarinense (Uniplac). Ao seu lado, assumiram a Pró-reitoria de Ensino, o professor Alexandre Tripoli Venção e na Pró-Reitoria de Pesquisa, Extensão e Pós-Graduação, a professora Cristina Keiko Yamaguchi.  O ato oficial foi conduzido pelo presidente da Fundação Marco Aurélio de Liz Marian.

A solenidade contou com a presença de autoridades dos diversos setores e representações dos poderes públicos, municipal e estadual. Além dos Conselhos de Administração e Fiscal da Fundação Uniplac e do Conselho Universitário.  Representantes das coirmãs do Sistema Acafe, incluindo o Reitor da Unoesc Aristides Cimadon, e da Unidavi, o Reitor Célio Simão Martignago e o Vice-reitor Alcir Texeira, fizeram-se presentes, trazendo em sua mensagem a importância das “Universidades Comunitárias” para o desenvolvimento científico e profissional do estado.

O prefeito Antônio Ceron, fez questão de prestigiar a posse e em seu pronunciamento destacou a importância da Uniplac na história do ensino superior de Santa Catarina, sendo a instituição pioneira catarinense em seus quase 60 anos de existência.

Sem esconder a emoção, Kaio Amarante, que aos 37 anos é o Reitor mais jovem que a Uniplac já teve, afirmou que a preocupação da instituição não é ser somente formadora de mão de obra, mas sim trabalhar com a inovação e o desenvolvimento de lideranças. “Se pensamos em desenvolvimento regional não há outro caminho que não seja via educação. Assim, trabalharemos para ampliar e avançar nas conquistas já obtidas e geraremos ainda mais e melhores oportunidades para os acadêmicos que passam pela Universidade”, afirmou ele.

Sobre as novidades na Universidade

O novo Reitor assume em meio ao processo para o vestibular de inverno. “Continuamos para esse seletivo com o programa lançado no início do ano: O “Estamos Juntos”, que propicia até 40% de bolsa tanto para quem indica quanto para quem é indicado. Além disso, um benefício nunca antes concedido pela universidade que é a bolsa de 50% no primeiro semestre para alunos que ingressarem nos nossos cursos, na primeira fase”, explica.

Kaio também adianta que alguns cursos novos, já estão engatilhados para o ano de 2019. “A partir do momento em que nós recebermos o positivo do MEC, e já estamos muito próximos disso, poderemos anunciar os novos cursos”, diz adiantando que as novidades chegarão principalmente nas áreas da saúde, design e tecnologia.

Quem é o novo Reitor

Aos 37 anos, o lageano Kaio Henrique Coelho do Amarante é casado com Silviane Wachsmann da Silva do Amarante, pai de Nicolas, Gabriela e Alice. O Mestre em Educação é o reitor mais jovem que a Uniplac já teve, porém afirma que a ideia não é dar para a universidade uma cara jovem, mas sim mostrar uma instituição que está em sua plenitude. “Somos uma instituição de quase 60 anos e estamos vivendo o auge da universidade e nós queremos nos manter assim. Resgatando cada vez mais o brilho que a universidade merece”, diz.

Até assumir como Reitor, Kaio estava à frente da gestão da Pró-Reitoria de Ensino, período em que manteve-se atuante em sala de aula e nos colegiados de curso. Fazia parte dos NDEs dos cursos de Engenharia de Produção e Tecnologia em Cosmetologia e Estética, no qual propôs a estrutura das três disciplinas da área de gestão. Atualmente seus esforços estavam direcionados às novas estruturas curriculares, ao reposicionamento da Universidade e à implementação de metodologias inovadoras nos cursos da Uniplac.

Texto: Débora Bombilio / Assessoria Uniplac | Fotos: Vitória Marques Bittencourt / Assessoria Uniplac

Confira a Galeria de Fotos