Posse do novo Reitor da Uniplac acontecerá na próxima segunda-feira

A partir desta segunda-feira (02) o professor Mestre em Educação, Kaio Henrique Coelho do Amarante será o novo Reitor da Uniplac.

Após um processo eleitoral tranquilo, ocorrido ao longo do último mês, o professor e Mestre em Educação Kaio Henrique Coelho do Amarante foi escolhido para ser o Reitor da Universidade do Planalto Catarinense (Uniplac). Sua posse está marcada para a próxima segunda-feira (02), às 17h, no Centro de Ciências Exatas e Tecnológicas (CCET) da Uniplac. Ele subsistiu o então Reitor, Luiz Carlos Pfleger e permanecerá no cargo por quatro anos, podendo ser reeleito.

O novo Reitor tem uma trajetória de mais de sete anos na Uniplac, tendo iniciado como professor no curso de Administração, área em que é graduado, passando pela Coordenação do Curso de Engenharia de Produção, coordenação de graduação e Pró-reitoria de Ensino. “Tenho o sonho de mudar o mundo e o caminho é a educação”, afirma Amarante que completa: “A Uniplac é uma instituição de quase 60 anos e enquanto eu estiver Reitor vou buscar formar líderes, profissionais inovadores e fazer da Uniplac uma Universidade de referência”.

Trajetória de Kaio Amarante na Uniplac:

2011/1 – Inicia o Mestrado em Educação com pesquisa direcionada à formação de empreendedores nos cursos de graduação em administração;

2011/2 – Contratado pela Uniplac para lecionar disciplinas de gestão nos Cursos de Administração e Engenharia de Produção;

2012 - Assume disciplinas também no curso de Tecnologia em Cosmetologia e Estética;

2013/1 – Conclusão do mestrado com a apresentação da dissertação: A Dimensão Empreendedora: desafios da formação de administradores;

2013/2 - Participa do processo seletivo da Universidade, tornando-se professor responsável pela disciplina de Marketing no Curso de Jornalismo e pela disciplina de Gestão Empreendedora no Curso de Fisioterapia.

2013/2 – Inicia o projeto de simulação empresarial no Curso de Administração, envolvendo as disciplinas de Plano de Negócios e Jogos Empresariais (atualmente o projeto encontra-se na sua 10ª edição, com faturamento de R$ 250.000,00 alcançado pelos alunos ao longo das edições);

2014/1 – O projeto é implementado na 9ª fase do Curso de Engenharia de Produção, passando então a atuar de forma interdisciplinar entre os dois cursos. Em várias oportunidades o projeto contou com a participação de alunos dos cursos de Design de Interiores, Jornalismo e Cosmetologia e Estética.

2014/2 – Nomeação para a Coordenação do Curso de Engenharia de Produção;

2014/2 – Eleito para o Conselho Universitário (CONSUNI) como representante dos coordenadores de curso de graduação;

2015/1 – Assume a disciplina de Marketing no curso de Jornalismo como professor responsável;

2015/1 - Nomeação para a Coordenação de Graduação;

2015/2 – Apresenta ao Consuni o pedido de alteração no lançamento das avaliações no sistema, gerando assim a possibilidade de notas com valores decimais;

2017/1 – Processo de Recredenciamento da Universidade;

2017/2 – Nomeação para a Pró-reitora de Ensino;

2017/2 – Relator dos pareceres que geraram as mudanças nas estruturas curriculares e propiciaram o reajuste dos valores de créditos dos cursos.

Durante o tempo de gestão, manteve-se atuante em sala de aula e nos colegiados de curso, fazendo parte dos NDEs dos cursos de Engenharia de Produção e Tecnologia em Cosmetologia e Estética, no qual propôs a estrutura das três disciplinas da área de gestão. Atualmente os esforços estão direcionados às novas estruturas curriculares, ao reposicionamento da Universidade e à implementação de metodologias inovadoras nos cursos da Uniplac.

Texto: Vitória Marques Bittencourt / Assessoria Uniplac | Foto: Débora Bombilio / Assessoria Uniplac