Fisioterapeuta recebe o título de mestre em Ambiente e Saúde na Uniplac

O fisioterapeuta César Augustto Elias Wiezzer recebeu o título de Mestre em Ambiente e Saúde após a defesa de sua dissertação intitulada “Obesidade Infantil e Estilo de Vida Familiar”. O trabalho estava sob orientação da Professora Dra. Natalia Veronez da Cunha Bellinati. Participaram da banca examinadora a Professora Dra Lívia Pimenta Renó Gasparotto do Instituto Federal do Paraná (IFPR) - Campus Curitiba e a Professora Dra. Juliana Lessmann Reckziegel do Programa de Pós-Graduação em Ambiente e Saúde (PPGAS), Uniplac.

César apresentou os resultados da sua pesquisa que foram obtidos com 88 crianças entre cinco e nove anos de idade, juntamente com seus responsáveis no território de abrangência da área 23 da Estratégia da Saúde da Família, localizada no Bairro Tributo, em Lages, Santa Catarina. Observou-se uma prevalência de sobrepeso e obesidade em 37,5% das crianças, com uma tendência de as crianças apresentarem hábitos alimentares e de prática de atividade física semelhantes aos seus familiares. A obesidade infantil foi associada positivamente com a presença de doenças associadas nas crianças, o fato do responsável não possuir hábitos recompensatórios para a ingesta de todo o alimento do prato e o consumo de frituras maior ou igual a três vezes por parte da criança. O estudo conclui que há influência de fatores biológicos e ambientais no desenvolvimento da obesidade infantil. O estilo de vida familiar é um grande influenciador na escolha dos alimentos e na formação de hábitos saudáveis, tendo a família um papel indiscutível de educar num direcionamento à prevenção da obesidade já na primeira década de vida.

O PPGAS destaca a importância da pesquisa e cumprimenta o novo mestre.