Nova mestre em Ambiente e Saúde na Uniplac

A engenheira Agrônoma Larissa Morello recebeu o título de Mestre em Ambiente e Saúde após a defesa de sua dissertação intitulada “Transporte, armazenamento e descarte de resíduos de agrotóxicos em propriedades rurais da Serra Catarinense”. O trabalho que estava sob orientação da Professora Dra. Lenita Agostinetto e co-orientação da Professora Dra Ana Emília Siegloch. Participaram da banca examinadora a Prof. Dra Nilva Lúcia Rech Stédile do Programa de Pós Graduação em Engenharias e Ciências Ambientais da Universidade de Caxias do Sul (UCS), campus Caxias do Sul, via Hangout, e o Professor Dr. Pedro Boff do Programa de Pós-Graduação em Ambiente e Saúde (PPGAS), Uniplac.

Larissa apresentou os resultados da sua pesquisa que foram obtidos por intermédio de entrevista com 82 pomicultores de duas localidades rurais do municipio de São Joaquim, SC, onde concluiu que a maioria dos entrevistados realizam o transporte, armazenamento e descarte dos resíduos dos agrotóxicos de forma adequada. Entretanto observou que 37,8% e 22,0% dos entrevistados transportam e armazenam estes químicos junto com outros produtos de uso doméstico e agropecuário, respectivamente, e que 20,7% armazenam as embalagens vazias de agrotóxicos ao ar livre, o que remete preocupação uma vez que isto pode se constituir em fator de risco ambiental e à saúde humana.

Assim, o estudo evidência a importância da orientação e do acompanhamento aos agricultores da região e mostra a relevância da pesquisa interdisciplinar a cerca de um tema que envolve a saúde pública e que se constitui em uma realidade local. O PPGAS destaca a importância da pesquisa e cumprimenta a nova mestre.

Confira a Galeria de Fotos