Projeto LAB AVC é selecionado para o Laboratório de Inovação do MS

No momento em que o CER II da Uniplac comemora dois anos surge mais um motivo para comemorações, o projeto LAB AVC, financiado pela Fapesc e desenvolvido pela Uniplac em parceira com Hospital Nossa Senhora dos Prazeres (HNSP), Asilo Vicentino, CER e municípios da Serra Catarinense, foi selecionado, no dia 22 de maio, para fazer parte do Laboratório de Inovação do Ministério da Saúde (MS) e Organização Pan-Americana de Saúde (OPAS), como uma experiência inovadora. 

Foi um longo caminho até ser selecionado, após 251 inscrições provenientes de todo país, a definição dos 15 finalistas levou oito meses. Durante todo esse período, realizou-se um seminário, em Brasília, com 45 práticas que se destacaram na primeira fase, depois visitas in loco nas 31 experiências desenvolvidas em 22 municípios, durante os meses de abril e maio, para concluir na seleção de 15 práticas com grande potencial de replicação no SUS e de inovação em Educação Permanente.

Após a seleção, o Laboratório de Inovação inicia a sistematização de cada uma destas 15 experiências para serem divulgadas entre os gestores e trabalhadores da Saúde e Educação. O LAB AVC, em desenvolvimento desde 2014, qualificou profissionais de diversas áreas para o atendimento ao paciente com AVC e implantou a primeira linha de cuidado da Serra Catarinense, com apoio de um sistema de informação para fortalecer a alta referenciada e consolidar a integridade ao cuidado. 

As avaliadoras da OPAS vieram a Lages nos dias 17 e 18 de abril. Durante os dois dias visitaram a clinica de reabilitação instalada no Asilo Vicentino e todo o trabalho de acadêmicos e voluntários para a melhoria da qualidade de vida de idosos pós-AVC. Conheceram também o trabalho desenvolvido para prevenção e reabilitação do AVC pela equipe e a Secretaria de Saúde do Município de Anita Garibaldi. Um diferencial que chamou a atenção das avaliadoras durante a visita foi a participação dos usuários, pacientes e familiares, que atuam ativamente nas ações do projeto resultando inclusive, na criação da Associação Rede Serra AVC. 

No dia 17 de abril, visitaram o projeto Educanvisa, no Centro Educacional Vidal Ramos Junior e identificaram o envolvimento de professores e alunos nas campanhas de prevenção ao AVC. Já em 18 de abril, as avaliadoras acompanharam o trabalho dos profissionais da Unidade de AVC, e foram surpreendidas com uma estratégia implantada de nome "alta compartilhada". Momento em que as equipes da Estratégia Saúde da Família (ESF) e Núcleos de Apoio à Saúde da Família (NASF) foram ao hospital para acompanhar as informações do paciente pós-alta.

A visita encerrou com as atividades do Centro Especializado em Reabilitacão da Uniplac (CER II), onde as avaliadoras puderam conhecer os pacientes e profissionais em ação na Cozinha Gourmet, acompanhar as atividades de Fisioterapia, Reabilitação Cardiovascular, reuniões com familiares e ainda participaram da confecção de órteses para pacientes com Hemiplegia.

Essa conquista chegou na melhor hora, pois o CER II comemorou, no dia 23 de maio, dois anos de atividade. A Uniplac parabeniza e estende seu apoio a todos os pacientes, familiares e profissionais que trabalham diariamente pela prevenção e reabilitação do AVC.

Texto: Vitória Marques Bittencourt / Assessoria Uniplac

Confira a Galeria de Fotos


Fone: 55 49 32511022
Av. Castelo Branco, nº170, Bairro Universitário - Lages - SC - Brasil
© 2024 - Universidade do Planalto Catarinense, desenvolvido por: Núcleo de Informática