Uniplac forma mais um mestre

O discente Alisson Andrade Arruda, biomédico, sob a orientação da professora Dra. Bruna Fernanda da Silva, defendeu sua dissertação com sucesso, obtendo o título de Mestre em Ambiente e Saúde pela Uniplac. O trabalho intitulado “Ocorrência de parasitos gastrintestinais em cães de área rural de Painel-SC e sua relação com a saúde pública” foi avaliado pela banca examinadora que contou com a participação da Profa Dra Katia D. S. Bresciani, da Faculdade de Medicina Veterinária da Universidade Estadual Paulista, Campus Araçatuba-SP, via Skype, e da Profa Dra Lenita Agostinetto do Programa de Pós-Graduação em Ambiente e Saúde – PPGAS Uniplac.

Alisson defendeu os resultados de sua pesquisa onde investigou, em 91 amostras de fezes de cães de 82 propriedades rurais do munícipio de Painel-SC, a presença de parasitos gastrintestinais com potencial zoonótico. Concluiu que 27,4% destas apresentaram pelo menos um parasita com potencial zoonótico, ou seja, os cães desta área rural estão infectados com parasitos gastrintestinais que podem representar risco para saúde dos humanos.

Um exemplo disso foi a alta ocorrência do protozoário Cryptosporidium spp. (3%), parasito de grande relevância para a saúde pública. Este estudo reforça a importância de investigações de forma interdisciplinar, bem como, a importância de ações preventivas a fim de evitar a transmissão de agentes parasitários responsáveis por zoonoses, ações estas que podem ser planejadas a partir de dados de prevalência que permitam conhecer a realidade local e assim auxiliar na tomada de decisões.

O Programa de Pós-Graduação em Ambiente e Saúde (PPGAS) parabeniza o mais novo mestre Alisson Andrade Arruda e ressalta a relevância de seu trabalho perante a sociedade.

Fonte: PROPEPG - (PPGAS)

Confira a Galeria de Fotos