Palestrante destaca possibilidades de representações semióticas no 2°Seminário Catarinense de Educação Matemática

Com a palestra “As representações semióticas: discutindo possibilidades no ensino da matemática”, o 2°Seminário Catarinense de Educação Matemática iniciou na manhã de sábado (19), na Uniplac. Ministrada pela professora Marleide Coan Cardoso, a conversa abordou como utilizar as representações (gráficos, imagens) em prol da melhoria do processo de aprendizagem na área.

Doutora em Ciências da Linguagem pela Universidade do Sul de Santa Catarina (Unisul), Marleide destacou que como os objetos matemáticos são abstratos, ou seja, se caracterizam como representações, eles possibilitam a observação de elementos da matemática com vários olhares diferentes. “A nossa aposta é que, a partir do momento que o aluno transite por essas representações, ele possa fazer uma escolha. Cria-se no estudante um conjunto de possibilidades, de escolhas, e ele vai nos responder com aquela que ele tiver maior facilidade”

A palestra fez parte da abertura do 2°Seminário Catarinense de Educação Matemática, realizado em parceria da Uniplac com a Secretaria Municipal de Educação de Lages e o Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC). “ A nossa preocupação principal é a troca de ideias. Com a reunião de colegas professores, nós conseguimos fazer essa troca de ideias, de informações e isso pode ser aplicado futuramente em salas de aula”, apontou a Coordenadora do curso de matemática da Uniplac, Neusa Sens de Barros.

Voltado principalmente para Professores da Rede Pública e Particular, o Seminário também contou com a realização de sete oficinas, com enfoque em alternativas para o ensino da matemática de alunos do 6º ao 9º ano do Ensino Fundamental.

Texto e Fotos: June Barros / Jornalismo Uniplac

Confira a Galeria de Fotos