A Clínica de Livros da Uniplac

Com certeza você já viu um livro danificado nas estantes da biblioteca. Aqueles em que a capa está caindo, a lateral rasgada ou páginas caindo. Você sabia que aqui na Uniplac existe um setor chamado de Clínica de Livros? Sob a responsabilidade de Benildo Rogério Vicente de Jesus, todos os livros que apresentam algum problema, são recuperados.

Trabalhando há 16 anos na biblioteca como atendente, ajudando os alunos a encontrar os livros e repondo cada um em seus locais, Benildo também é o responsável pelo bom estado de conservação dos exemplares expostos. “Às vezes por falta de orientação o aluno não sabe manusear corretamente os livros. No laboratório, desmontamos o livro, recolamos a parte danificada, e se necessário colocamos um reforço para que o livro possa retornar à biblioteca”.

Ele conta que entre 45 a 70 livros vão para a manutenção. Os mais recorrentes são os mais pesados, por derrubarem, pegarem na lateral e acabar rasgando a capa, fazendo com que as folhas acabem descolando e danificando ainda mais os livros. “É bom cuidar no manusear, evitar derrubar, ainda mais os pesados. Ter mais cuidado, não puxar o livro pela lateral para não rasgar”. São dicas básicas, mas que vale relembrar, sempre pensando que depois de você, outro pode querer usar o livro.

Confira a Galeria de Fotos