Técnicas da Organização Pan-Americana de Saúde visitam a Uniplac

O Centro Especializado em Reabilitação da Uniplac (CER II) recebeu, na tarde desta terça-feira (17), a visita da Organização Pan-Americana de Saúde (OPAS). As duas representantes da OPAS, Manuelle Matias e Norma Fagundes vieram à Uniplac para avaliar o projeto do LAB. AVC da Serra Catarinense, do qual o CER faz parte. A Coordenadora do Centro, Elusa Camargo, montou uma programação especial que possibilitasse às avaliadoras conhecer as atividades do centro. Dentre estas atividades estão a estimulação cognitiva dos pacientes que sofreram AVC, terapias ocupacionais e atendimento de fisioterapia.

A paciente Rejane Warmling participou da visita, representando os pacientes que foram acolhidos pelo CER. Ela contou que seu tratamento durou nove meses. “Foi um longo período de reabilitação, mas hoje eu já consigo fazer muitas coisas que não conseguia antes. E o CER é um lugar tão acolhedor que fiquei até triste quando ganhei alta”, explicou para as técnicas da OPAS. "Médicos, Psicólogos, Enfermeiros, Fisioterapeutas, Fonoaudiólogos, Terapeutas Ocupacionais, todos trabalham pelo mesmo objetivo, a recuperação dos pacientes que sofreram AVC", completou.

Outra paciente que deu seu depoimento às técnicas da OPAS foi Grezieli de  Souza, 27 anos, que há um ano foi vítima de um AVC. Após o episódio, ficou sem andar e sem conseguir falar. “Hoje eu já consigo cuidar do meu filho de cinco anos, consigo mexer o lado direito, consigo falar, recomecei a caminhar e já consegui até fazer algumas atividades de casa”, relatou a paciente, com orgulho de suas conquistas.

Texto e Fotos: Vitória Marques Bittencourt / Assessoria Uniplac

Confira a Galeria de Fotos