Uniplac se destaca pela tecnologia e inovação da madeira

Desde 1998 a Universidade do Planalto Catarinense tem atenção especial na madeira, produto que responde por 60% da economia regional, segundo dados da Prefeitura de Lages. O primeiro passo foi a oferta do curso de Tecnologia da Madeira, sendo que a partir de 2001 o curso foi transformado em Engenharia Industrial Madeireira. Um curso com esse enfoque não poderia estar dissociado do desenvolvimento de tecnologia e inovação, e por isso, em 2002 foi inaugurado o CCET, “que se tornou referencial inclusive para os outros três cursos de engenharia industrial madeireira existentes no país”, segundo o presidente do Centro Acadêmico e membro da Executiva Nacional de Engª. Industrial Madeireira Felipe Cabral Furtado. “Por sua estrutura, equipe técnica e laboratórios de tecnologia, o CCET atua diretamente com projetos de pesquisa e extensão com estreita vinculação à indústria de base florestal”, ressalta a profª. Martha Andreia Brand. O trabalho conjunto da universidade com empresas, através da pesquisa, traz informações que subsidiam a instalação e o crescimento de indústrias para a região serrana, destaca o coordenador do curso prof° Flávio José Simioni. A Uniplac foi uma das entidades que contribuiu para que a Serra Catarinense tenha uma unidade de coogeração de energia. Essa participação deu-se no início do processo, quando ainda discutia-se o potencial da região serrana na produção de resíduos de madeira. A pesquisa “quantificação e qualificação dos resíduos gerados na indústria da madeira para geração de energia feita pelo CCET deu subsídios técnicos para a instalação da Tractebel na cidade. As principais linhas de pesquisa do Centro Tecnológico são: secagem de madeira, caracterização tecnológica de madeira, caracterização energética, análise de adesivos e resistência na colagem de madeira. “Essas pesquisas podem ser destinadas ao desenvolvimento ou aplicação de tecnologias e inovação”, diz o prof° Antonio Carlos Néri, da equipe técnica do CCET. Na área de extensão o Centro presta serviços como laudos e consultoria, conta também com núcleo de design e oferece cursos de qualificação e treinamento para empresas e profissionais da área, dentre outras atividades.