ENFERMAGEM / Uniplac realiza ação mobilizadora em Anita Garibaldi

Os 45 acadêmicos do 1° semestre do curso de Enfermagem da Universidade do Planalto Catarinense - Uniplac, acompanhados de seis professores, estarão nesta quinta-feira, 05/03/06, em Anita Garibaldi. A presença nesse município da Serra Catarinense servirá para desenvolver uma ação mobilizadora, que contempla visita ao município, compreendendo a Secretaria Municipal de Saúde, a Usina Barra Grande e a um dos reassentamentos dos moradores que foram atingidos pela usina. Durante a estadia, os acadêmicos e professores terão a oportunidade de conhecer a história de construção e a Usina Barra Grande, sua estrutura física, seus funcionários; o sistema de nutrição oferecido aos funcionários da Usina; as influências/impactos ambientais, políticos, econômicos e sociais que a Usina trouxe para o município; conhecer o sistema de proteção individual oferecido aos funcionários; conhecer a realidade de um assentamento e conhecer as políticas públicas de saúde desenvolvidas frente a nova realidade do município. Atividades como essa fazem parte do novo currículo do curso de graduação em Enfermagem – bacharelado da Uniplac, “que vêm buscando desenvolver pressupostos de ensino-aprendizagem, entre eles a articulação entre o mundo do trabalho e o mundo da escola, onde entende-se que se enraízam os princípios que alicerçam este novo currículo”, destaca a coordenadora do curso Jaqueline Omizzolo. O Curso de Enfermagem-bacharelado da Uniplac adota hoje como bases conceituais e metodológicas uma estrutura curricular dinâmica onde o aluno necessita compreender o contexto no qual está inserido, com a finalidade de propiciar-lhes experiências inovadoras e motivadoras , afim de se alcançar o perfil definido para o Enfermeiro.