Dia da Mulher será de debate e luta em Lages

Diversos eventos marcarão o 8 de março, com caminhadas, palestras e seminários

Engana-se quem acredita que o Dia da Mulher, celebrado na próxima quinta-feira (08), seja dia de festa. A data deve ser usada como foco nas lutas pela igualdade de direitos e pelo fim da violência contra a mulher.  Em Lages, a programação terá enfoque na luta feminina e terá eventos durante toda a semana para os interessados em participar. Desde segunda-feira, o Centro de Estudos e Assistência à Saúde da Mulher (Ceasm) está com rodas de conversas com temas variados, às 9h e 14h, até essa quarta-feira (07). No cinema do Sesc, serão exibidos na quarta-feira, às 19h, filmes com temáticas de interesse as mulheres.

Na Assembleia Legislativa de Santa Catarina, em Florianópolis, haverá a primeira edição de 2018 do Seminário Regional pelo Fim da Violência Doméstica contra a Mulher. O evento, coordenado pela Bancada Feminina da Alesc, chega a 12ª edição. O seminário é gratuito e aberto ao público. As inscrições podem ser feitas no local ou pelo site: escola.alesc.sc.gov.br/eventos.

No dia 08, às 9h, a Secretaria de Políticas para as Mulheres e Assuntos Comunitários, organiza uma caminhada até o calçadão da praça João Costa e outras diversas atividades durante o dia. Às haverá abertura com o tema “Os ciclos da violência contra mulher”, seguindo com discussões dos temas: Feminismo negro, LGBT e Transgênero.  Ao meio-dia será oferecido almoço solidário, um piquenique, na praça João Ribeiro, em frente a Catedral. Às 13h30, continuam as discussões, com o tema “Previdência Social e a Mulher Brasileira”, seguido pela tribuna livre: Cultura e resistência da mulher indígena, com a presença de importante liderança indígena do Morro dos Cavalos (Palhoça) e rodas de conversas. As atividades no calçadão se encerram às 17h. Caso chova, as atividades acontecerão no teatro Marajoara.

A noite, o Centro de Ciência Jurídicas da Universidade do Planalto Catarinense, será palco do IV Seminário Regional de Educação, Gênero e Sexualidade, promovido pelo Grupo de Pesquisa em Gênero, Educação e Cidadania na América Latina (Gecal). O tema será “Democracia para quem? A participação da Mulher na Política”, com participação da deputada estadual Luciane Carminatti (PT). Além disso, será lançado no evento o Observatório de Violências de Gênero da Uniplac. A abertura está marcada para às 19h. A entrada é gratuita e será entregue certificado de 4h de participação.

Confira a Galeria de Fotos