Acadêmicos de Engenharia Elétrica representam Uniplac em curso na Alemanha

Eles ficaram 21 dias em aprendizado prático sobre Eficiência Energética e Células de Hidrogênio

Seis acadêmicos de Engenharia Elétrica da Universidade do Planalto Catarinense (Uniplac), estiveram na Alemanha para participar de um curso oferecido pela Hochschule Stralsund. A capacitação foi voltada para a Eficiência Energética e Células de Hidrogênio, com direcionamento para a parte de tecnologia.

A iniciativa surgiu por meio do Coordenador de Elétrica da Uniplac, Stefano Frizzo Stefenon. Ele passou pela mesma experiência no período de sua graduação, onde construiu contatos na faculdade. Posteriormente, inserido no cargo de coordenador, ele tornou possível a oportunidade para os demais alunos.

Esta foi a segunda turma a realizar a viagem, no último ano de graduação deles, em 2017. O curso foi ministrado em inglês, com aplicação da teoria em aulas práticas nos laboratórios. A experiência contou com a presença de estudantes de mais oito países. Eles passaram 21 dias em aprendizado.

A viagem contribuiu para a bagagem de conhecimento dos acadêmicos e para a construção de seus currículos. Um dos que foram nessa viagem, Patrick Lopes Hanzen, destaca que “além do curso ser ótimo para o currículo, ele embasa você em desafios de como armazenar, de como ter um melhor aproveitamento, eficiência enérgica e como você está aproveitando essa energia limpa”.

Processo de interação

Além da integração acadêmica e com outra língua, a diferença cultural foi visível.

Para o egresso de Engenharia Elétrica da Uniplac, Guilherme Kozow, que também participou da viagem, o processo de interação foi interessante. "O curso foi voltado a estudantes de vários lugares do mundo, principalmente da Europa, tinham estudantes da Finlândia, da Lituânia, Tailândia, Polônia e nós daqui do Brasil. Essa interação aconteceu naturalmente, todos falavam em inglês, cada um da sua maneira e a interação foi acontecendo e fizemos amizades, conseguimos interagir tanto na questão profissional, quanto na questão do curso", conta.

Além da Uniplac, estiveram presentes acadêmicos da Furb e do Cav da Udesc em Lages.

Confira a Galeria de Fotos