Uniplac recebe certificação por projeto ambiental

O projeto de captação e aproveitamento da água pluvial da Universidade do Planalto Catarinense - Uniplac foi premiado pela WWF-Brasil. Essa entidade é uma organização não governamental dedicada à conservação da natureza, que no ano de 2005 instituiu a campanha nacional “Água para a Vida, Água para Todos: Boas Práticas em Saneamento”. Foram selecionados os 15 melhores projetos nacionais, e dentre eles, o da Uniplac “Sistema de Captação de Água Pluvial”, elaborado em 2003 pela Comissão de Educação Ambiental e em pleno funcionamento. Inicialmente ele abrangia apenas um dos prédios do Campus de Lages e atualmente já funciona em quatro novas edificações, “pois a medida que a Universidade vai se ampliando, automaticamente esse sistema de captação e aproveitamento é implantado”, salienta a profª Lucia Helena Baggio Martins, coordenadora da Comissão. Pela medição feita, o sistema revelou uma economia de 47% no consumo de água nas instalações sanitárias, ressaltando que essa água é utilizada apenas nos vasos sanitários e mictórios. “Em valores econômicos o projeto representou uma economia considerável, uma vez que não necessita de manutenção permanente além de não tem consumo de energia elétrica, funcionando por gravidade”, explica o prof° Luiz Gonzaga Padilha de Arruda, da Comissão de Bio-Segurança. Como Universidade, “temos o compromisso e a responsabilidade não apenas de levar o conhecimento, mas também o de desenvolver práticas de preservação ambiental. E esse projeto é o resultado de uma dessas ações praticadas pela Uniplac”, diz a profª Lúcia Baggio. Pela originalidade e economia que o sistema apresentou, ele será apresentado para a Agência Nacional de Águas (ANA). Para a reitora Nara Maria Kuhn Göcks, este é o resultado de uma ação que vem comprovar que a Uniplac pratica sua Visão: "Ser uma Universidade reconhecida nacionalmente pela qualidade de suas ações na geração e socialização do conhecimento, na formação humana e no desenvolvimento regional sustentável".